Ciclo de Palestras Atualidades: dia 15, sábado às 15h



Projeto Atualidades Junho 
A questão do ensino, pesquisa e universidades em nosso tempo!
Das 50 instituições que mais publicaram trabalhos científicos no Brasil nos últimos cinco anos, 44 são universidades (36 federais, 7 estaduais e 1 particular) e 5 são institutos de pesquisa ligados ao governo federal (Embrapa, Fiocruz, CBPF, Inpa e Inpe), também mantidos com recursos públicos, além de 1 instituto federal de ensino técnico. A USP é, disparada, a maior “fábrica de ciência” brasileira, com participação em mais de 20% das pesquisas publicadas no País. Ou seja, de cada 10 trabalhos científicos produzidos no Brasil, 2 tem pelo menos um pesquisador da USP entre os autores. As universidades estaduais de São Paulo, Unesp e Unicamp. Juntas, essas três instituições paulistas produziram mais de 80 mil trabalhos científicos nos últimos cinco anos, somado a formação acadêmica de pesquisadores e professores.
Diante desses números e de suma importância debater o papel das universidades, principalmente públicas, na construção social e os reflexos do sucateamento e abandono desses espaços de produção de ciência e conhecimento.



Sábado 15/06/2019
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua João Gonçalves, 439 Centro
Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância das Bibliotecas em 33 motivos.

“A virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que o talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso...."

O sabão, de Monteiro Lobato