Telecentro

A Biblioteca Monteiro Lobato* e a Biblioteca do Adamastor abrigam Telecentro com serviço de conexão à internet. O espaço é fruto da parceria entre a Secretaria de Cultura e o programa Telecentro.BR do Governo Federal. O município conta com dezenas de telecentros (ver lista).

O serviço visa instrumentalizar as pessoas que estão procurando emprego, oferecer cursos básicos de informática e orientação para o trabalho e lazer. Está disponível a qualquer cidadão, mesmo que não tenha cadastro na biblioteca.

Telecentros nas Bibliotecas

Biblioteca Monteiro Lobato (Temporariamente sem funcionamento)*
Rua João Gonçalves, 439 – Centro, Guarulhos
2087-6900
De terça a sexta-feira, das 09h às 18h45 e aos sábados das 09h às 13h45.

Biblioteca Orobó Jardim Presidente Dutra
Praça Orobó, s/nº – Jardim Presidente Dutra
2431-9711
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; sábado, das 09h às 13h.

Regulamento

O acesso às tecnologias da informação disponíveis no telecentro é universal, livre e gratuito, obedecendo a Política de Uso do Telecentro e os seus horários de funcionamento.

Acesso
1 – Horário de funcionamento: de terça a sexta das 09h às 18h45 e aos sábados das 09h  às 13h45.
2 – Poderá ter acesso aos computadores qualquer pessoa acima dos 18 anos, ou como se segue:
a) Menores de 12 anos somente acompanhados pelo responsável legal.
b) Dos 12 aos 16 anos somente com autorização escrita do responsável legal, em formulário próprio disponibilizado pela biblioteca.

Cadastro e utilização
 3 - É necessário fazer o cadastro contendo: nome completo, data de nascimento, endereço completo, telefone e número de documento de identidade. Caso o usuário seja menor de 18 anos deve informar também: sua filiação, nome da escola, onde estuda e horário das aulas.
4 – Sempre que for acessar o serviço do telecentro, o usuário deverá apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS ou reservista).
5 – Em caso de furto, roubo ou perda do documento de identificação, será aceito o boletim de ocorrência, original ou cópia autenticada, durante um período de 30 dias a contar da data do boletim.
6 – O usuário terá o computador disponível por uma hora e o tempo de uso poderá ser renovado indefinidamente. Porém, se chegar alguém que ainda não utilizou o computador naquele dia, o tempo será diminuído para 5 minutos para que o outro usuário também possa usufruir o serviço.
7 – Mesmo que o usuário já tenha usado o tempo a que tem direito, havendo computador disponível, ele poderá usar novamente sob as mesmas condições de renovação do item anterior.

Reserva
8 – O usuário poderá, pessoalmente, reservar um horário para utilizar o telecentro no mesmo dia.
9 – Os horários serão agendados até às 18h. Caso os computadores estejam livres, o usuário poderá utilizá-los até o tempo determinado no item 1. 
10 – O usuário fica ciente de que o horário reservado pode sofrer atraso, redução ou mesmo cancelamento em virtude de eventual manutenção do sistema, falhas de conexão, falhas no fornecimento de energia elétrica, ações administrativas, devido a ação de terceiros ou por força maior. Sendo assim, não haverá compensação de horário em tais eventualidades.
11 – Para o uso do computador será feita chamada nominal. Caso o usuário não esteja presente, será chamada a próxima pessoa da lista de espera e o usuário em questão irá para o fim da fila.

Equipamentos
12 – Caso o usuário queira utilizar o sistema de som do computador, deverá trazer o seu próprio fone.
13 – É proibido desligar ou reiniciar o computador sem autorização.
14 – Só é possível gravação em pendrive.

Penalidades
15 – Caso o usuário desrespeite qualquer uma das regras de uso ou incorra em mau comportamento ou indisciplina:
a) Receberá advertência verbal caso a infração seja leve.
b) Receberá suspensão de 15 dias e/ou reporá a peça danificada por uma igual, ou equivalente, conforme indicação do responsável pelo setor, caso a infração seja média.
c) Receberá suspensão de 30 dias caso a infração seja grave.
16 – Será considerada infração leve, qualquer ato que modifique a aparência do computador (ex.: mudar o plano de fundo do computador) bem como desligar ou reiniciar a máquina sem permissão.
17 – Será considerada infração média, qualquer ato que modifique a configuração do computador (ex.: instalação de programas) e/ou danifique, ou inutilize, o hardware da máquina.
18 – Será considerada infração grave, o acesso a conteúdo ilícito (pornografia, conteúdo erótico e/ou conteúdo que incite e/ou faça apologia ao crime), desacatar e/ou ameaçar a integridade física dos funcionários.
19 – Em caso de reincidência a pena será dobrada.
20 – Se o usuário incorrer na mesma infração pela terceira vez, será suspenso por 1 ano.
21 – Se o usuário incorrer na mesma infração pela quarta vez, será suspenso permanentemente.

Disposições gerais
22 – A utilização do Telecentro implica, necessariamente, na aceitação de todas as regras de uso constantes neste regulamento bem como na responsabilização pela conservação dos computadores que vier a utilizar.
23 – Não nos responsabilizamos por itens deixados ou esquecidos nos terminais.

Regulamento baseado na Lei Estadual nº 12.228 de 11 de janeiro de 2006