Agosto é mês de grandes escritores nacionais

Imagem
Fonte :https://academiapopulardeletras.wordpress.com/2015/08/24/agosto-e-mes-de-grandes-escritores-nacionais/
Agosto é um grande mês para a literatura. É um mês que marca o nascimento de vários autores importantes nacionais e estrangeiros. Destacamos aqui quatro escritores brasileiros, que merecem ser lidos, relidos e descobertos por quem ainda não os leu. 
Confira:
10/08/1912 – JORGE AMADO Nasceu na Bahia e mudou-se, em 1930, para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos publicou seu primeiro livro, O País do Carnaval (1931). Entre suas importantes obras estão Mar Morto, Capitães de Areia, O Mundo da Paz, Tocaia Grande e Grabriela, Cravo e Canela. É um escritor da segunda geração modernista. 20/08/1889 – CORA CORALINA Nasceu na Cidade de Goiás (GO), batizada de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Apesar da pouca escolaridade, aos 14 anos começa a publicar contos e poemas em periódicos da cidade sob o pseudônimo Cora Coralina. Poeta e contista, autora de obras como Poemas dos Becos de Goiás e Estór…

Serviços

Auditório Pedro Dias Gonçalves

Espaço anexo à Biblioteca Monteiro Lobato, inaugurado em 1968. É a primeiro auditório público da história da cidade. Possui capacidade para 130 pessoas e seu nome foi dado em homenagem ao poeta e escritor Pedro Dias Gonçalves, militante do movimento literário de Guarulhos na década de 1980.

Ateliê de Conservação, Encadernação e Restauro

Espaço e equipamentos para restauro e conservação do acervo do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Guarulhos.

Bibliotecas especializadas

Biblioteca do Conservatório Municipal de Arte (Música) e Centro de Incentivo à Leitura Luís de Camões (Infanto-Juvenil). Confira endereços.

Bibliotecas ramais

As bibliotecas ramais foram criadas com o intuito de descentralizar o atendimento e facilitar o acesso à informação para a população dos bairros ou a públicos específicos, além de desenvolver projetos de ação cultural (teatro, contação de história, exibição de filmes, oficinas etc.) e de incentivo a leitura. Confira endereços.

Espaço Braille Profª. Alice Ribeiro

Atendimento especializado a pessoas com deficiência visual (cegos ou com baixa visão). Possui mais de 900 títulos em Braille, inclusive de literatura infanto-juvenil, produzidos pelos alunos da oficina sobre linguagem Braille e audiolivros. Ademais, os seguintes equipamentos: lupa eletrônica, impressora e máquinas Braille, software Jaws, cabine de gravação. Com a ajuda de voluntários e servidores, promove eventos periódicos de audiodescrição.

Espaço Troca Livros

Troca e/ou doação de gibis, revistas, CDs, fitas, VHS e LPs.

Gibiteca e Mangateca

Espaço dedicado às histórias em quadrinhos. Estão disponíveis para consulta e leitura aos maiores de 12 anos de idade.

Hemeroteca (Setor de Jornais e Revistas)

Área destinada à leitura e consulta de jornais, revistas, guias, almanaques, listas telefônicas, artigos selecionados sobre assuntos da atualidade e informações sobre a memória da cidade.

Pesquisa e circulante

Consulta e empréstimo de livros, revistas, gibis e apostilas.

Telecentro

Serviço de inclusão digital com acesso gratuito a Internet.

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!