Agosto é mês de grandes escritores nacionais

Imagem
Fonte :https://academiapopulardeletras.wordpress.com/2015/08/24/agosto-e-mes-de-grandes-escritores-nacionais/
Agosto é um grande mês para a literatura. É um mês que marca o nascimento de vários autores importantes nacionais e estrangeiros. Destacamos aqui quatro escritores brasileiros, que merecem ser lidos, relidos e descobertos por quem ainda não os leu. 
Confira:
10/08/1912 – JORGE AMADO Nasceu na Bahia e mudou-se, em 1930, para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos publicou seu primeiro livro, O País do Carnaval (1931). Entre suas importantes obras estão Mar Morto, Capitães de Areia, O Mundo da Paz, Tocaia Grande e Grabriela, Cravo e Canela. É um escritor da segunda geração modernista. 20/08/1889 – CORA CORALINA Nasceu na Cidade de Goiás (GO), batizada de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Apesar da pouca escolaridade, aos 14 anos começa a publicar contos e poemas em periódicos da cidade sob o pseudônimo Cora Coralina. Poeta e contista, autora de obras como Poemas dos Becos de Goiás e Estór…

Projetos

Projetos (próprios e em parcerias) e atividades em execução nas unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Guarulhos.

Cineclubinho Guarulhos
logotipo Projeto Cineclubinho

O projeto é itinerante e tem como foco uma curadoria voltada para exibições de filmes que reflitam sobre o universo infantil. As exibições serão sempre seguidas de atividade lúdica que promova uma reflexão sobre os assuntos abordados no filme. Ver edições anteriores.

Contação de histórias
Projeto de incentivo à leitura que visa reunir crianças para assistir à contação de histórias.

Cultura na Rua
Tendo em vista a capacidade que a Cultura proporciona em relação ao resgate da dignidade humana, o projeto cultura na rua onde visa levar acessibilidade cultural através de saraus, peças teatrais, música e oficinas para moradores de rua em geral. Pautando o projeto em uma visão não assistencialista, a busca principal é fazer o uso dos aparelhos públicos a fim de proporcionar um acesso cultural amplo.

Discutindo Nosso Tempo
O projeto tem por objetivo tratar de temas contemporâneos, com análises focadas nas áreas de Geografia, História, Filosofia e a Ciências Humanas como um todo, se pautando pelo debate e a construção do conhecimento de maneira coletiva, didática e sem exageros teóricos.
Vale ressaltar a importância de espaços públicos como meio de fomentar o conhecimento sob olhares que muitas vezes são apagados em épocas de banalização da informação.

Feira de Troca de Livros
Oportunidade para ampliar e dinamizar a leitura, sem nenhum custo, trocando algum título que já tenha lido por outro de seu interesse. Para participar, a única recomendação é que os livros não sejam didáticos e se encontrem em bom estado. As trocas serão realizadas diretamente entre os frequentadores ou com títulos disponíveis para troca na própria biblioteca. Além de livros poderão ser trocados gibis e revistas. Ver edições anteriores.

Intervenção literária
Apresentação de obras poéticas, contos e fragmentos de diversos gêneros que compõem espetáculos recitais contemplados com músicas e performances teatrais. Ver edições anteriores.

Oficinas culturais
As oficinas tem como objetivo primordial oferecer iniciação nas linguagens artísticas e culturais: contação de histórias, história em quadrinhos, xadrez, origami, EVA, confecção de objetos recicláveis, bijuterias etc. Essa ação é fundamental no sentido de democratizar o acesso a produção artística na cidade, de modo a integrá-la às demais ações para a inclusão cultural por meio do estímulo à criatividade e à atitude participativa, fortalecimento dos vínculos sociais, ampliação do repertório cultural, fortalecimento da cidadania e incentivo à noção de pertencimento social com relação à cidade.

A Palavra em Prisma

logotipo A Palavra em Prisma

Com mais de 10 anos de tradição, o Projeto A Palavra em Prisma visa fomentar a produção literária da cidade de Guarulhos e, por extensão, do Brasil. Propõe-se a publicar uma amostra desta produção por meio de concurso literário. Saiba mais pelo site do projeto.

Poesia às segundas-feiras
O projeto tem como objetivo fomentar a leitura de poemas de autores nacionais e estrangeiros, bem como divulgar a existência dos títulos de onde estes poemas foram extraídos, uma vez que os poemas provém de livros do acervo das bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas de Guarulhos. Ver edições anteriores.

Recicla Biblio

Confecção de máscaras com material reciclado, fev. 2012. Foto: ML
Projeto que visa à utilização de materiais recicláveis para a confecção de diversos objetos. Confira edições anteriores.

Exposições temáticas
Este projeto tem como objetivo envolver os diferentes tipos de usuários em práticas alternativas do processo de ensino-aprendizagem com apresentações de temas retrospectivos ou tendências dominantes de um determinado período por meio de exposições que sinalizam determinadas épocas de nossa história como: objetos, artistas, músicas, vestuário etc.

Varal de Poesias
Com o objetivo de divulgar os trabalhos dos escritores e poetas anônimos, bem como incentivar a produção literária local, a Biblioteca Monteiro Lobato e as bibliotecas ramais tem este espaço para a exposição de obras literárias. São também expostas obras de autores nacionais e estrangeiros. Ver edições anteriores.

Vem que tem! Desenhos para colorir

Projeto Vem que tem! out. 2011. Foto: ML
Oferece diversos desenhos para as crianças colorirem. Ver edições anteriores.

Parcerias

Cinema com AudiodescriçãoA equipe do Projeto Clarear Guarulhos, promovido por Valter Carvalho e Araçari Teixeira, exibe filmes com audiodescrição no Anfiteatro Pedro Dias Gonçalves através do Espaço Braille Profª Alice Ribeiro. Visam o resgate da cidadania e inclusão da pessoa na sociedade.

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!