Esperança – Por Mario Quintana

Imagem
Mario Quintana, poeta gaúcho, era chamado de “poeta da esperança”, sobre ela chegou a dizer em entrevista:“O ditado diz que, enquanto há vida, há esperança. Eu digo que enquanto há esperança há vida. Porque nunca foi encontrado em nenhuma parte do mundo, num bolso de um suicida, um bilhete de loteria que fosse correr no dia seguinte”.  O seu tratamento poético da esperança não é ingênuo nem se confunde com o otimismo tolo. A propósito da diferença entre esperança e otimismo, vale a pena observar o que disse o escritor e psicanalista mineiro, radicado em Campinas, Rubem Alves: O poeta inglês Samuel Johnson observou que os saltos do ser humano não são, como se poderia esperar, de prazer em prazer mas de esperança em esperança. Por conta disso, talvez não seja exagero dizer que o homem é o único animal que tem esperança e que, por isso, é o único para o qual o futuro, e nele o ano novo, faz sentido. Neste vídeo, o ator Ivan Lima declama o belo poema Esperança – de Mario Quintana – confi…

Consulte nosso acervo

O Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Guarulhos é composto por Biblioteca Central Monteiro Lobato, bibliotecas ramais e bibliotecas especializadas.
Disponibiliza gratuitamente os serviços de empréstimo, consulta e orientação à pesquisa e indicações para o aprendizado da normalização de trabalhos técnico-científicos (de acordo com as normas da ABNT). Para saber mais, consulte breve histórico da Biblioteca e regulamento do serviço de empréstimo. Se quiser saber se temos um livro, autor ou título em nosso acervo, consulte o catálogo (por índice).


Bibliotecas ramais

Com o passar das décadas e o crescimento da população guarulhense em direção aos bairros periféricos fez-se necessária a implantação de bibliotecas nos bairros, as chamadas bibliotecas ramais. Desde a primeira biblioteca ramal (Paulo do Carmo Dias, na Vila Galvão), inaugurada na década de 1990, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas conta até hoje com 8 bibliotecas ramais: Biblioteca Paulo do Carmo Dias, Biblioteca Cidade Seródio, Biblioteca Orobó Jardim Presidente Dutra, Biblioteca Orobó Jardim Guaracy, Biblioteca Gracinda dos Anjos de Sá Domingues (Bela Vista), Biblioteca Orobó Mikail, Biblioteca Maestro Cezar Testai (Cocaia) e Biblioteca do Adamastor (Macedo).


Biblioteca Especializada

Música 
Biblioteca do Conservatório Municipal de Arte
Acervo de livros sobre músicos, teoria musical e partituras.

Além do serviço de empréstimo, disponível para os sócios das bibliotecas de acordo com o regulamento, o usuário conta com equipes especializadas para auxiliar na pesquisa das obras de seu interesse, orientação sobre uso do catálogo eletrônico e visitas monitoradas.

Biblioteca Central

A Biblioteca Monteiro Lobato disponibiliza ao público as seguintes coleções:

Coleção Circulante

Atualmente com mais de 170.000 volumes de livros, dezenas de periódicos e seu catálogo totalmente informatizado, essa coleção pode ser consultada no local ou online e, em sua maioria, retirada por empréstimo. Abrange obras de diversas áreas do conhecimento a fim de atender à diversidade de interesses de seu público.

Coleção de Referência

Constitui-se de dicionários, enciclopédias, guias, diretórios, dentre outras publicações. A coleção de referência está presente no catálogo online e disponível apenas para consulta no local.

Coleção Escritor Guarulhense

A coleção de obras do Espaço do Escritor Guarulhense reúne acervo bibliográfico a respeito da cidade, bem como obras ficcionais de autores nascidos e/ou residentes em Guarulhos disponível para empréstimo e/ou consulta.

Coleção Monteiro Lobato

Esta coleção é uma homenagem ao Patrono da Biblioteca Central e contém biografias e livros de José Bento Monteiro Lobato: obra ficcional (livros infanto-juvenis, contos, romances) e não ficcional do autor (correspondência, etc.) e estudos literários.

Coleção Braille

Livros em Braille. Foto: MP/BML
Conta com inúmeros livros em Braille (p. ex., a Bíblia, a Constituição e obras ficcionais) e coleção crescente de livros falados. Confira mais informações

Coleção Infanto-juvenil

A coleção Infanto-juvenil divide-se em obras para infantis (álbuns ilustrados, livros sem texto) e obras juvenis. Destacamos ainda o Projeto Vem que Tem! que promove eventos e disponibiliza desenhos para colorir.

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço Troca-Livros: Novo regulamento.

Busque você mesmo!