Esperança – Por Mario Quintana

Imagem
Mario Quintana, poeta gaúcho, era chamado de “poeta da esperança”, sobre ela chegou a dizer em entrevista:“O ditado diz que, enquanto há vida, há esperança. Eu digo que enquanto há esperança há vida. Porque nunca foi encontrado em nenhuma parte do mundo, num bolso de um suicida, um bilhete de loteria que fosse correr no dia seguinte”.  O seu tratamento poético da esperança não é ingênuo nem se confunde com o otimismo tolo. A propósito da diferença entre esperança e otimismo, vale a pena observar o que disse o escritor e psicanalista mineiro, radicado em Campinas, Rubem Alves: O poeta inglês Samuel Johnson observou que os saltos do ser humano não são, como se poderia esperar, de prazer em prazer mas de esperança em esperança. Por conta disso, talvez não seja exagero dizer que o homem é o único animal que tem esperança e que, por isso, é o único para o qual o futuro, e nele o ano novo, faz sentido. Neste vídeo, o ator Ivan Lima declama o belo poema Esperança – de Mario Quintana – confi…

Gibiteca e Mangateca

Detalhe do acervo,
fev. 2013. Foto: JC/BML
De segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, das 9h às 14h
A consulta será permitida até 30 minutos antes do fechamento
Biblioteca Monteiro Lobato
Rua João Gonçalves, 439 Centro, Guarulhos

A Gibiteca e Mangateca da Biblioteca Monteiro Lobato de Guarulhos, fundada em 2011,  disponibiliza para consulta livros e revistas de Histórias em Quadrinhos de autores nacionais e estrangeiros.
Além de material de autores nacionais, destacamos em seu acervo a presença de Comics, quadrinhos de origem norte-americana, assim como Mangás e Gekigas. Para saber se há algum título ou autor de sua preferência, consulte o catálogo.

Para saber mais, consulte o regulamento completo:

Informações gerais
O usuário deverá portar documento de identidade (RG ou CNH), com foto, para poder consultar o material de histórias em quadrinhos e mangás, que deverá ser apresentado ao atendente do setor.
A faixa etária para utilizar a Gibiteca é a partir dos 12 anos; menores de 12 anos poderão acessar o espaço apenas acompanhados dos pais ou responsáveis legais, com documentação comprobatória.
O usuário deverá retirar apenas um exemplar de cada vez para consulta.
O material de histórias em quadrinhos, só poderá ser consultado no Salão da Hemeroteca/Gibiteca, como medida de preservação do acervo.

Utilização do acervo
As histórias em quadrinhos são patrimônio de todos, portanto, deve-se usá-lo com cuidado: não risque, não dobre as folhas, não recorte ou arranque suas páginas.
É proibida a entrada de alimentos e bebidas na Gibiteca.
Não será permitida a reprodução total ou parcial das histórias em quadrinhos.
É proibido o uso de celular na Gibiteca.
Casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelo(a) bibliotecário(a) responsável.
O usuário deve estar ciente do regulamento.
A consulta será permitida até 30 minutos antes do fechamento.

    Postagens mais visitadas deste blog

    Espaço Troca-Livros: Novo regulamento.

    Busque você mesmo!