Esperança – Por Mario Quintana

Imagem
Mario Quintana, poeta gaúcho, era chamado de “poeta da esperança”, sobre ela chegou a dizer em entrevista:“O ditado diz que, enquanto há vida, há esperança. Eu digo que enquanto há esperança há vida. Porque nunca foi encontrado em nenhuma parte do mundo, num bolso de um suicida, um bilhete de loteria que fosse correr no dia seguinte”.  O seu tratamento poético da esperança não é ingênuo nem se confunde com o otimismo tolo. A propósito da diferença entre esperança e otimismo, vale a pena observar o que disse o escritor e psicanalista mineiro, radicado em Campinas, Rubem Alves: O poeta inglês Samuel Johnson observou que os saltos do ser humano não são, como se poderia esperar, de prazer em prazer mas de esperança em esperança. Por conta disso, talvez não seja exagero dizer que o homem é o único animal que tem esperança e que, por isso, é o único para o qual o futuro, e nele o ano novo, faz sentido. Neste vídeo, o ator Ivan Lima declama o belo poema Esperança – de Mario Quintana – confi…

Espaço Troca Livros


a) Documento por documento;

b) Será considerado o tipo de encadernação para troca.

c) NÃO SERÃO ACEITOS: para troca: enciclopédias, coleções completas e incompletas, apostilas de vestibular, revistas e livros doados pelo governo e livros didáticos de ensino fundamental, livros com folha de papel jornal ou papel revista, livros rasgados, rabiscados, marcados com caneta marca texto, sujos, com bolor, faltando páginas ou desatualizados, reproduções e xerox.



Exemplos de desatualizado:



- Livros de Administração, Economia, Contabilidade com data anterior a 2008.
- Livros de informática com data anterior a 2010.
- Livros de Direito e Dicionário de Língua Portuguesa anterior a 2012.



d) Não há limites para trocas realizadas.



e) O usuário poderá reservar até no máximo 05 livros, por até 02 dias.



Doação



Serão aceitos todos os tipos de materiais para doação. Ficará a critério do usuário a doação dos materiais não aceitos para troca. O Espaço Troca Livros terá autonomia para o encaminhamento dessas doações, que poderão ser aproveitadas no próprio espaço, bibliotecas públicas e comunitárias ou instituições assistenciais.



Distribuição gratuita

O Espaço Troca Livros realiza ainda a distribuição gratuita de revistas, CD, DVD, fitas VHS, apostilas de cursos pré-vestibular, livros do ensino fundamental e do ensino médio.
Cada usuário tem o direito de pegar dois (2) materiais por dia, totalizando dez (10) materiais por mês.



Casos omissos serão resolvidos pelo bibliotecário responsável.

SISTEMA MUNICIPAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE GUARULHOS
Biblioteca Central Monteiro Lobato

Postagens mais visitadas deste blog

Espaço Troca-Livros: Novo regulamento.

Busque você mesmo!