Biblioteca Indica: Sempre é tempo para bons sentimentos. Histórias de amor, paz, amizade, esperança, fé, lealdade, gratidão e solidariedade.

Imagem
"Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos."


SCHOLES, Katherine; INGPEN, Robert. Tempos de paz. Localização: J S391t A Unesco, desde sua criação no final da Segunda Guerra Mundial, já declarava: As guerras nascem no espírito dos homens; logo, é no seu espírito que precisam ser erguidos os baluartes da paz. Aprenda a resolver pacificamente os problemas de sua vida - primeiro que tudo. Isso porque a paz começa com você. No seu próprio quintal. Ainda há as imagens belíssimas de Robert Ingpen que interagem com o tom questionador e reflexivo do livro. Sua leitura contribuirá para sensibilizar a criança a ter uma relação harmoniosa consigo mesma, com os outros e com a natureza.

GEE, Darien; KLESCK, Alice. O pão da amizade. Localização: F G263p Um presente anônimo conduz uma mulher a uma jornada que ela jamais poderia imaginar. Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simpl…

Empréstimo

Informações gerais

Para que o usuário possa usufruir do empréstimo domiciliar deverá cadastrar-se no Sistema de Bibliotecas, para tanto é necessário:

I – Ter idade mínima de 5 (anos) anos, menor de 14 (catorze) anos deverá estar acompanhado do responsável maior de 18 (dezoito) anos, comprovando por documentos o parentesco direto (pais, avós, irmãos) ou de tutela.

II – Apresentar documento pessoal original com foto, poderá ser Carteira de identidade (RG), certidão de nascimento (somente para menores de 18 anos), carteira de trabalho, CNH ou reservista;

III – Comprovar residência apresentando uma conta de consumo (água, luz, gás, telefone e TV a cabo) ou correspondência original emitido ou postado há menos de 90 dias, em seu nome ou de um membro da família com o mesmo sobrenome. Em caso de imóvel locado, trazer contrato de locação e conta de consumo. Residente em outro município, deverá comprovar que estuda ou trabalha em Guarulhos.

A Biblioteca Orobó Jardim Guaracy, por não fazer parte das Bibliotecas Informatizadas, possui cadastro próprio de usuários. Este cadastro não é válido nas Bibliotecas informatizadas do Sistema. 


O usuário maior de 14 (catorze) anos poderá autorizar uma pessoa maior de 14 (catorze) anos, além de seus pais, autorizados automaticamente, para retirar em seu nome os materiais para empréstimo. No momento do empréstimo será necessário que a pessoa autorizada apresente sua identidade e o cartão de usuário do titular.


Utilização da biblioteca



Renovação da matrícula

O cadastro deverá ser renovado anualmente, desde que não esteja em débito com qualquer uma das Bibliotecas do Sistema, sempre no vencimento da matrícula, apresentando os mesmos documentos solicitados no ato da matrícula.

Parágrafo único. Cópia ou 2ª via do comprovante de residência será aceito, desde que não haja alteração no endereço já cadastrado.

Prazo para empréstimo

O empréstimo domiciliar do acervo circulante é permitido às seguintes categorias de usuários cadastrados:

I – Usuário: usuário que está em uso há menos de 01(um) ano ou que no ato da renovação de matrícula tenha-se constatado atraso na entrega de materiais), poderá retirar 2 (dois) títulos (livros ou multimídias) e 2 (dois) outros materiais avulsos (apostila, revista, entre outros). O prazo de empréstimo será de 14 (quatorze) dias.

II – Usuário VIP: usuário que no ato da renovação do cadastro não tiver nenhum histórico de atraso nas devoluções dos materiais emprestados terá seu cadastro promovido para categoria VIP onde terá direito a retirar 03 (três) títulos (livros ou multimídias) e 2 (dois) outros materiais avulsos (apostila, revista, entre outros), caso atrase na devolução, sua categoria volta a ser Usuário. O prazo de empréstimo será de 14 (quatorze) dias.

III – Usuário Braille: usuários com deficiência visual total ou com baixa visão que necessitem de material impresso em fonte ampliada ou em Braille e usuários que cursam Copista Braille ofertado pela Biblioteca ou por outra instituição de ensino). Poderá emprestar até 02 (dois) títulos (livros ou multimídias) de cada vez (máximo 10 volumes), mais 02 (dois) outros materiais avulsos (apostila, revista, entre outros). O prazo de empréstimo será de 30 (trinta) dias.

§ 1O usuário deverá apresentar o Cartão de Usuário e/ou RG original para retirada de material para empréstimo. Na impossibilidade de empréstimo informatizado, o mesmo será realizado somente mediante a apresentação do Cartão de Usuário e RG original.

§ 2Obras com círculo vermelho na lombada são consideradas de “consulta local” e não serão emprestadas a nenhuma categoria de usuário.

Devolução

A devolução deverá ser feita no prazo estipulado pela Biblioteca, nas mesmas condições físicas em que foi retirado.  A devolução poderá ser feita pelo titular ou por terceiro, preferencialmente mediante apresentação do cartão de usuário. O material retirado por empréstimo deverá ser devolvido exclusivamente no balcão de empréstimo.
O atraso na devolução implicará na suspensão do uso do serviço de empréstimo da Biblioteca.
Parágrafo único. A penalidade será de 02 (dois) dias de suspensão para cada dia de atraso (dias corridos). 

Renovação de materiais emprestados

Cada título poderá ser renovado por no máximo 2 (duas) vezes consecutivas, desde que o usuário apresente o material emprestadodentro do prazo de devolução e tenha outro exemplar disponível na estante. Fora destas condições, o material deverá ser devolvido e poderá ser retirado novamente depois de 02 (dois) dias. Após a segunda renovação o usuário deverá aguardar 02 (dois) dias para fazer um novo empréstimo do mesmo título.

Penalidades disciplinares

Os usuários da Biblioteca estarão sujeitos em caráter educativo as seguintes penalidades:
  • O atraso na devolução implicará na suspensão do uso do serviço de empréstimo da Biblioteca.
    Parágrafo único. A penalidade será de 02 (dois) dias de suspensão para cada dia de atraso (dias corridos).
  • Nos casos de perda, extravio por roubo ou furto, e em caso de danos aos livros como: rasuras, umidade, rabisco, desenhos, sujeiras, etc, o usuário é RESPONSÁVEL pela reposição imediata de um exemplar igual, na impossibilidade, um semelhante determinado pelo bibliotecário.
  • Paragrafo único: Caso a reposição do material perdido ou danificado ultrapasse o prazo do empréstimo do material, o usuário estará sujeito a suspensão do uso dos serviços oferecidos pela biblioteca, 02 (dois) dias de suspensão para cada dia de atraso (exceto os serviços de consulta às obras e a utilização das dependências da Biblioteca). 

  • A Biblioteca não permite a reprodução total ou parcial de livros (xerox) em obediência à  Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei de Direito Autoral) 
  • É proibida a entrada de alimentos e bebidas dentro da Biblioteca.
  • É proibido o uso de materiais perfurocortantes e cola dentro da Biblioteca. 
  • É proibido o uso de celular no salão de leitura..
  • A pontualidade na entrega dos materiais e a perfeita conservação dos mesmos constitui a melhor colaboração que as Bibliotecas do sistema esperam de seus usuários.



      Postagens mais visitadas deste blog

      Busque você mesmo!

      Programa Agentes de Leitura