Agosto é mês de grandes escritores nacionais

Imagem
Fonte :https://academiapopulardeletras.wordpress.com/2015/08/24/agosto-e-mes-de-grandes-escritores-nacionais/
Agosto é um grande mês para a literatura. É um mês que marca o nascimento de vários autores importantes nacionais e estrangeiros. Destacamos aqui quatro escritores brasileiros, que merecem ser lidos, relidos e descobertos por quem ainda não os leu. 
Confira:
10/08/1912 – JORGE AMADO Nasceu na Bahia e mudou-se, em 1930, para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos publicou seu primeiro livro, O País do Carnaval (1931). Entre suas importantes obras estão Mar Morto, Capitães de Areia, O Mundo da Paz, Tocaia Grande e Grabriela, Cravo e Canela. É um escritor da segunda geração modernista. 20/08/1889 – CORA CORALINA Nasceu na Cidade de Goiás (GO), batizada de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Apesar da pouca escolaridade, aos 14 anos começa a publicar contos e poemas em periódicos da cidade sob o pseudônimo Cora Coralina. Poeta e contista, autora de obras como Poemas dos Becos de Goiás e Estór…

Empréstimo

O empréstimo de livros é permitido somente aos cadastrados na Biblioteca. É só apresentar documento de identidade (RG) original e comprovante de residência (original, recente. em seu nome ou de um membro da família com o mesmo sobrenome).
Para saber mais, consulte o regulamento abaixo:

Informações gerais
A matrícula, renovação e o empréstimo são gratuitos. O usuário deve estar ciente do regulamento, devendo apresentar o cartão de usuário ou o RG original para realizar empréstimo ou devolução de materiais e sempre que solicitados por um funcionário. Só será permitida a matrícula e renovação com a presença do titular do cartão.

Matrícula
A matrícula é única por usuário e sua validade é de 1 (um) ano a partir da data de cadastro. A idade mínima para a matrícula é de 5 (cinco) anos.

Menor de 14 anos deve vir acompanhado do responsável maior de 18 anos, comprovando o parentesco direto (pais, avós, irmãos) por meio de documentos. O usuário maior de 14 anos poderá autorizar uma pessoa, maior de 14 anos para retirar em seu nome os materiais para empréstimo, pai e mãe são autorizados automaticamente, nestes casos, é necessário apresentar a identidade da pessoa autorizada e o cartão do usuário.

Para matrícula são necessários:

  • Carteira de identidade (RG), certidão de nascimento (somente para menores de 18 anos), carteira de trabalho ou CNH com foto. 
  • Comprovante de residência emitido ou postado há menos de 90 dias, em seu nome ou de um membro da família com o mesmo sobrenome. Em caso de imóvel locado, trazer comprovante de locação e conta de consumo ou correspondência com o endereço do contrato. Residente em outro município, deverá comprovar que estuda ou trabalha em Guarulhos.
  • Biblioteca Orobó Jardim Guaracy: Além do documento de identidade e comprovante de residência, é necessário trazer 2 (duas) fotos 3 x 4 recentes, este tipo de matricula só é válido na biblioteca onde foi emitido.

Renovação da matrícula
O usuário,  desde que não esteja em débito com qualquer uma das bibliotecas do Sistema, poderá renovar sua matrícula apresentando os mesmos documentos solicitados no ato da matrícula. Desde que não haja alteração no endereço existente no cadastro, aceitar-se-á cópia ou 2 via do comprovante de residência.

Cartão de usuário

Será entregue ao usuário, no ato do cadastro da sua matrícula, podendo ser utilizado de imediato. É pessoal e de inteira responsabilidade do usuário. É válido em todas as bibliotecas informatizadas. Sua perda deverá ser comunicada e a 2 via será emitida somente 1(uma) vez, mediante apresentação do RG original.

Prazo para empréstimo
O prazo para empréstimo é de 14 (catorze) dias, para quaisquer tipos de materiais. Pode se retirar 2 (dois) livros ou audiolivros e 2 (dois) outros materiais (apostila, revista, gibi, romance, entre outros), com exceção daqueles sinalizados com círculo vermelho (obras de consulta).
O prazo para empréstimo para usuário Braille é de 30 (trinta) dias. Podendo assim, retirar 2 (dois) títulos com no máximo 10 (dez) volumes.

Devolução
Todo material emprestado deve ser devolvido dentro do prazo e na biblioteca onde foi feito o empréstimo, nas mesmas condições em que foi retirado. A devolução pode ser feita pelo próprio usuário ou por terceiro, mediante apresentação do cartão de usuário do mesmo. O usuário que não devolver o material bibliográfico retirado para empréstimo dentro do prazo, estará suspenso dos serviços da biblioteca. A penalidade será de 02 (dois) dias de suspensão por cada dia de atraso. O usuário que, durante um ano, entregar os materiais dentro do prazo, passará à categoria de usuário VIP podendo retirar até 3 livros, essa condição cessará a partir do momento que houver algum atraso.

A pontualidade na entrega dos materiais e a perfeita conservação dos mesmos constitui a melhor colaboração que as bibliotecas do Sistema esperam de seus usuários.


Renovação de materiais emprestados

Cada título poderá ser renovado por no máximo 2 (duas) vezes consecutivas, desde que o usuário apresente o material emprestado dentro de devolução e tenha outro exemplar disponível na estante. Fora dessas condições, o material deverá ser devolvido e poderá ser retirado novamente depois de 02 (dias). Após a segunda renovação, o usuário deverá aguardar 2 (dois) dias para fazer um novo empréstimo do mesmo título.

Penalidades disciplinares
Os usuários da Biblioteca estarão sujeitos em caráter educativo as seguintes penalidades:
  • A não observância do prazo para devolução implica na suspensão dos serviços de empréstimo, sendo 2 (dois) dias de suspensão para cada dia de atraso (dias corridos).
  • Reposição do material bibliográfico perdido e/ou danificado por mau uso deverá ser pelo mesmo título, edição e ano ou mais recente, caso não encontre. 

Utilização da biblioteca
  • A biblioteca não permite a reprodução total ou parcial de livros (xerox) em obediência à Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 (Lei do Direito Autoral) 
  • É proibida a entrada de alimentos e bebidas dentro da biblioteca
  • É proibido o uso de materiais perfurocortantes e cola dentro da biblioteca. 
  • É proibido o uso de celular no salão de leitura.
  • A pontualidade na entrega dos materiais e a perfeita conservação dos mesmos constitui a melhor colaboração que as bibliotecas do Sistema esperam de seus usuários. 

      Postagens mais visitadas deste blog

      Busque você mesmo!