Agosto é mês de grandes escritores nacionais

Fonte :https://academiapopulardeletras.wordpress.com/2015/08/24/agosto-e-mes-de-grandes-escritores-nacionais/

Agosto é um grande mês para a literatura. É um mês que marca o nascimento de vários autores importantes nacionais e estrangeiros. Destacamos aqui quatro escritores brasileiros, que merecem ser lidos, relidos e descobertos por quem ainda não os leu. 

Confira:

10/08/1912 – JORGE AMADO
Nasceu na Bahia e mudou-se, em 1930, para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos publicou seu primeiro livro, O País do Carnaval (1931). Entre suas importantes obras estão Mar Morto, Capitães de Areia, O Mundo da Paz, Tocaia Grande e Grabriela, Cravo e Canela. É um escritor da segunda geração modernista.
20/08/1889 – CORA CORALINA
Resultado de imagem para cora coralina
Nasceu na Cidade de Goiás (GO), batizada de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Apesar da pouca escolaridade, aos 14 anos começa a publicar contos e poemas em periódicos da cidade sob o pseudônimo Cora Coralina. Poeta e contista, autora de obras como Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais (1965) e Meu Livro de Cordel (1976), além do livro de contos Estórias da Casa Velha da Ponte (1985). Escreveu também obras infantojuvenis.
23/08/1912 – NELSON RODRIGUES
Nascido em Recife (PE), fez carreira no jornalismo e dramaturgia no Rio do Janeiro. Ousadia e polêmica marcam sua trajetória artística. Entre suas peças mais marcantes estão Vestido de Noiva, A Falecida, Boca de Ouro e Os Sete Gatinhos. Escreveu também romances, como Meu Destino É Pecar e Escravas do Amor.
24/08/1944 – PAULO LEMINSKI
Poeta, romancista e tradutor, nasceu em Curitiba. Em 1963, viajou a Belo Horizonte para participar da Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, e conhece Augusto de Campos, Décio Pignatari e Haroldo de Campos, criadores do movimento Poesia Concreta. Seu primeiro romance é Catatau (1976). É mais conhecido por sua poesia, com livros como Não Fosse Isso e Era Menos, Não Fosse Tanto e Era Quase, Polonaises e Distraídos Venceremos.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura