Conheça nosso Sistema de Bibliotecas.

Imagem
Saiba mais: 
O Sistema de Bibliotecas Públicas de Guarulhos é composto pela Biblioteca Central Monteiro Lobato, Bibliotecas ramais e Bibliotecas especializadas. A Biblioteca Monteiro Lobato milhares de livros e dezenas de títulos de periódicos, que em sua maioria, podem ser retirados para empréstimo. Disponibiliza gratuitamente os serviços de empréstimo, consulta e orientação à pesquisa. Além de contar com espaços como a Gibiteca e Mangateca, Troca Livros e o Espaço Braille Profª Alice Ribeiro. Fazendo seu cadastro em uma das bibliotecas, automaticamente ele valerá para as demais bibliotecas do sistema (com exceção da ramal localizada no Jardim Guaracy). 

Confira regulamento, consulte os endereços das demais bibliotecas e pesquise nosso acervo.

Personagem criada por Monteiro Lobato, 'Cuca' vira meme internacional

Bruxa criada pelo escritor taubateano para o público infantil ganhou destaque mundial nas redes sociais a partir da última semana.

Cuca, personagem infantil do Sítio do Picapau Amarelo criada por Monteiro Lobato, virou meme nas redes sociais. As publicações, que viralizaram desde a última semana, ganharam os gringos e a vilã se transformou em um meme internacional.
Resultado de imagem para cuca sitio do picapáu amarelo
Inspirada em um dragão português com o nome de 'Coca', ela apareceu pela primeira vez nas obras do escritor taubateano no livro 'O Saci', de 1921. A partir daí, a espécie de bruxa ganhou destaque nas histórias do escritor, principalmente no Sítio do Picapau Amarelo.
A figura, um réptil de cabelos loiros, deixou os estrangeiros curiosos sobre sua origem - não se sabe exatamente a origem do fenômeno. Um internauta de Nova York postou: "De onde vêm os GIFs desse jacaré de peruca e quem é ela?", publicou em sua conta no Twitter.

Sítio do Picapau Amarelo

Em Taubaté, a bruxa folclórica se mantém presente na construção do Sítio do Picapau Amarelo, museu instalado na cidade desde a década de 80.
Maria Cristina Lopes, gestora do Sítio há 12 anos, acredita que a personalidade da personagem é o grande atrativo para o público.
"Monteiro Lobato soube trabalhar muito bem com a Cuca e a trouxe para muito próxima do folclore nacional. Ela é mais engraçada e irônica do que má e por isso o público se identifica", disse. 

Com a propagação das fotos e dos vídeos da Cuca, ela acha que pode ser criada mais uma oportunidade para divulgar o trabalho de todos envolvidos com a história do Sítio. "Agora que ela ficou internacional, a gente deve elaborar algum trabalho específico e as artesãs também devem aumentar os lucros", falou.

Viral

A publicitária Marina Ferreira e analista de mídias sociais há cinco anos explica que o surgimento de memes é uma das principais características da internet e está atrelada à instantaneidade do meio.
"Essa aleatoriedade é inerente aos memes - eles surgem e viralizam 'do nada' e também somem 'do nada' depois de um tempo. Alguns ganham um tempo de vida longo pelo poder de inteiração entre as pessoas, como é o caso da Cuca que ganhou os Estados Unidos", explicou.
Ainda segundo a publicitária, os internautas de outros países olham cada vez mais para o Brasil que tem consolidado a fama de produzir memes engraçados.
(*) Colaborou João Mota
"Tudo o que eu vejo na minha linha do tempo é um jacaré, mas não estou reclamando, ela é um charme", publicou uma internauta.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura