Agosto é mês de grandes escritores nacionais

Imagem
Fonte :https://academiapopulardeletras.wordpress.com/2015/08/24/agosto-e-mes-de-grandes-escritores-nacionais/
Agosto é um grande mês para a literatura. É um mês que marca o nascimento de vários autores importantes nacionais e estrangeiros. Destacamos aqui quatro escritores brasileiros, que merecem ser lidos, relidos e descobertos por quem ainda não os leu. 
Confira:
10/08/1912 – JORGE AMADO Nasceu na Bahia e mudou-se, em 1930, para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos publicou seu primeiro livro, O País do Carnaval (1931). Entre suas importantes obras estão Mar Morto, Capitães de Areia, O Mundo da Paz, Tocaia Grande e Grabriela, Cravo e Canela. É um escritor da segunda geração modernista. 20/08/1889 – CORA CORALINA Nasceu na Cidade de Goiás (GO), batizada de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Apesar da pouca escolaridade, aos 14 anos começa a publicar contos e poemas em periódicos da cidade sob o pseudônimo Cora Coralina. Poeta e contista, autora de obras como Poemas dos Becos de Goiás e Estór…

Personagem criada por Monteiro Lobato, 'Cuca' vira meme internacional

Bruxa criada pelo escritor taubateano para o público infantil ganhou destaque mundial nas redes sociais a partir da última semana.

Cuca, personagem infantil do Sítio do Picapau Amarelo criada por Monteiro Lobato, virou meme nas redes sociais. As publicações, que viralizaram desde a última semana, ganharam os gringos e a vilã se transformou em um meme internacional.
Resultado de imagem para cuca sitio do picapáu amarelo
Inspirada em um dragão português com o nome de 'Coca', ela apareceu pela primeira vez nas obras do escritor taubateano no livro 'O Saci', de 1921. A partir daí, a espécie de bruxa ganhou destaque nas histórias do escritor, principalmente no Sítio do Picapau Amarelo.
A figura, um réptil de cabelos loiros, deixou os estrangeiros curiosos sobre sua origem - não se sabe exatamente a origem do fenômeno. Um internauta de Nova York postou: "De onde vêm os GIFs desse jacaré de peruca e quem é ela?", publicou em sua conta no Twitter.

Sítio do Picapau Amarelo

Em Taubaté, a bruxa folclórica se mantém presente na construção do Sítio do Picapau Amarelo, museu instalado na cidade desde a década de 80.
Maria Cristina Lopes, gestora do Sítio há 12 anos, acredita que a personalidade da personagem é o grande atrativo para o público.
"Monteiro Lobato soube trabalhar muito bem com a Cuca e a trouxe para muito próxima do folclore nacional. Ela é mais engraçada e irônica do que má e por isso o público se identifica", disse. 

Com a propagação das fotos e dos vídeos da Cuca, ela acha que pode ser criada mais uma oportunidade para divulgar o trabalho de todos envolvidos com a história do Sítio. "Agora que ela ficou internacional, a gente deve elaborar algum trabalho específico e as artesãs também devem aumentar os lucros", falou.

Viral

A publicitária Marina Ferreira e analista de mídias sociais há cinco anos explica que o surgimento de memes é uma das principais características da internet e está atrelada à instantaneidade do meio.
"Essa aleatoriedade é inerente aos memes - eles surgem e viralizam 'do nada' e também somem 'do nada' depois de um tempo. Alguns ganham um tempo de vida longo pelo poder de inteiração entre as pessoas, como é o caso da Cuca que ganhou os Estados Unidos", explicou.
Ainda segundo a publicitária, os internautas de outros países olham cada vez mais para o Brasil que tem consolidado a fama de produzir memes engraçados.
(*) Colaborou João Mota
"Tudo o que eu vejo na minha linha do tempo é um jacaré, mas não estou reclamando, ela é um charme", publicou uma internauta.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!