4 Motivos Simples De Que Ler Os Clássicos Ajudarão Você A Ter Sucesso


Imagem relacionada

Como a maioria das pessoas lê Best Sellers impressos nos últimos 10 anos, deduz-se que praticamente ninguém está lendo os clássicos da literatura mundial. 
Um estudo realizado pela Universidade de Liverpool, da Inglaterra, mostra como obras clássicas estimulam mais o cérebro do que literatura mais simples. Com a ajuda de scanners, o professor Philip Davis monitorou a atividade cerebral de 30 voluntários enquanto eles liam trechos de clássicos de William Shakespeare, T.S. Eliot, William Wordsworth e outras referências literárias britânicas. Os participantes da pesquisa também leram os mesmos trechos com linguagem simplificada. Os exames mostraram que a prosa mais “desafiadora” e a poesia geram muito mais atividade cerebral, do que a versão mais simples.

Os testes também comprovaram que a poesia, em especial, aumenta a atividade do hemisfério direito do cérebro, área relacionada a memórias autobiográficas. Isso sinaliza que a leitura ajuda o leitor a refletir e reavaliar suas próprias experiências. Por esse motivo, o responsável pela pesquisa, Philip Davis, acredita que clássicos da poesia seriam mais úteis do que livros de autoajuda.
Estes exemplos ilustram 4 motivos simples e resumidos de que ler os clássicos ajudarão você a ter sucesso.
1. Maior Vocabulário
Ao ler os clássicos você encontrará muitas palavras que não são mais usadas. Por que aprender palavras que a maioria das pessoas não usa? Para se abrir. Ter um vocabulário maior é como ter uma caixa de ferramentas com mais ferramentas. Um arsenal maior de palavras permite-lhe expressar-se mais eloquentemente. Você será capaz de se comunicar com precisão e criar uma percepção de inteligência superior que lhe dará uma vantagem no trabalho e situações sociais.
2. Melhor capacidade para escrever
Ler os clássicos é a maneira mais fácil de melhorar a sua escrita. Ao ler você inconscientemente absorve a gramática e o estilo do autor. Por que não aprender com os melhores? Grandes autores tendem a dominar sua mente. Depois de ler, observo que meus pensamentos começam a espelhar o estilo do escritor. Esta influência é  transportada para a escrita, ajudando a formar frases claras e rítmicas.
3. Melhor capacidade de falar
Ser um bom orador torna um escritor melhor porque ambos são causas de um pensador conciso. Estudar trabalhos de gênio irá ensiná-lo a se expressar com clareza e estilo. Ao melhorar o seu domínio da língua, você se tornará mais persuasivo, mais inteligente e desfrutará de uma vantagem a mais sobre as pessoas menos articuladas.
4. Ideias frescas
Não é irônico afirmar que ideias frescas são melhores para compreender as sutilezas do mundo.
Publicado originalmente em  Pick the Brain – Tradução e adaptação: Portal Raízes –  Este artigo pode ser publicado em outros sites, sem prévia autorização, desde que citando o autor e a fonte.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura