Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. O lampejo. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.356

O poema não voa de asa-delta
não mora na Barra
não frequenta o Maksoud.
Pra falar a verdade, o poema não voa:
anda a pé
e acaba de ser expulso da fazenda Utupu
                                           pela polícia.

Como mal dorme mal cheira a suor,
parece demais com o povo:
                                            é assaltante?
                                            é posseiro?
                                            é vagabundo?
frequentemente o detêm para averiguações
          às vezes o espancam
          às vezes o matam
          às vezes o resgatam
          da merda
                         por um dia
e o fazem sorrir diante das câmeras da TV
de banho tomado.

O poema se vende
                se corrompe
confia no governo
desconfia
de repente se zanga
e quebra trezentos ônibus nas ruas de Salvador.

O poema é confuso
mas tem o rosto da história brasileira:
               tisnado de sol
   …

Não sabe como publicar um livro? Então leia este post

By Eduardo Aranha

Como leitor ávido e escritor nos tempos livres, sei bem que a arte da escrita não é fácil ou sempre devidamente reconhecida. Mais do que ter talento ou prática para conseguir escrever uma boa história, às vezes um escritor só consegue alcançar o sucesso por um mero acaso do destino e um bocadinho de sorte. Um manuscrito que uma editora leu por acaso. Um livro que foi promovido com a estratégia certa.

Porém, acontecem também casos em que ninguém lê o livro de todo, por muito bom que seja ou que tenha custado ao escritor horas de sono e até mesmo anos para escrever. Isto acaba por ser frustrante e por forçar o escritor a pousar a caneta ainda antes de ver o seu trabalho publicado e à venda nas lojas.
Uma vez que tenciono um dia publicar um livro e enfrentar todas as incertezas e adversidades do mercado literário, comecei a preparar-me de antemão para o que me espera. Entre as várias pesquisas que fiz no Google, descobri um curso que me surpreendeu imenso pela positiva. Chama-se Escritor Profissional – Como Publicar e Projetar Seus Livros e prepara o aluno para o mercado editorial, para que possa assim de uma vez por todas publicar o seu livro.
Neste post, apresento-vos este curso criado por Flávia Iriarte Tortima, a mulher por detrás deste curso e que sabe do que está a falar. Fundadora da editora Oito e Meio no ano de 2010, já publicou mais de 100 livros de dezenas de autores e ajudou outros tantos que não conseguiam encontrar o seu caminho para o sucesso. Se é o seu caso, a sua vida pode estar agora prestes a mudar.

Escritor Profissional: o curso que lhe diz como publicar um livro

O curso Escritor Profissional – Como Publicar e Projetar Seus Livros tem um objetivo muito concreto que lida com as necessidades do aluno sem rodeios: ensina-lhes a dar os primeiros passos e a projetarem os seus trabalhos para alcançarem o sucesso editorial, seja através de uma editora pequena, média ou grande ou até mesmo de self-publishing.
curso surgiu na sequência da identificação de dois problemas relacionados com autores:
1 – Dificuldade em publicar livros – Flávia Iriarte percebeu que uma série de escritores a contactavam com o mesmo problema: estavam fartos de pesquisar editoras no Google e de enviar os seus originais para todas elas mas, ainda assim, à espera de respostas que teimavam em não chegar.
2 – Dificuldade em ser lido depois de publicado – Para quem passou pelo primeiro problema, ultrapassar este segundo pode não ser tão fácil. Mesmo que o livro tenha chegado ao mercado, como assegurar que haverão sempre pessoas a ler o livro? Jornais a fazer reviews para o promoverem?
Para lidar com o primeiro problema, o curso começa por atacar nos dois primeiros módulos a questão da publicação. Sabia que as editoras recebem por média um original por dia? Que as grandes editoras recebem provavelmente até cinco originais? Entre tantos manuscritos, é normal que as editoras não consigam alguns deles e acabem por descartá-los após ler a primeira página.
É por isso que o curso Escritor Profissional – Como Publicar e Projetar Seus Livros lhe explica como abordar uma editora. Primeiro, qual a editora certa para o livro que você escreveu? Se se trata, por exemplo, de um livro de poesia, então não pode esperar que uma editora especialista em romances possa fazer muito por si. Infelizmente, este tipo de erros são cometidos por muitos escritores.
Mais do que perceber como funciona o mercado editorial, vai receber um PDF incrível que todos os escritores gostariam certamente de ter, uma vez que conta com todas as editoras literárias brasileiras, assim como os seus contactos e os géneros literários que mais publicam. Todo o trabalho de procurar editoras fica automaticamente feito.
Entretanto, o curso Escritor Profissional lida com o segundo problema que deixa tantos autores deprimidos e, às vezes, sem vontade de escrever: o facto de não conseguirem vender livros. Um módulo é inteiramente dedicado às melhores técnicas de Marketing Digital e saber como usá-las para promover o seu livro e conseguir criar uma rede de leitores.
Para dar o seu testemunho, esta parte do curso contará com a participação do jovem autor de sucesso Rafael Montes, cujos livros estão publicados numa das maiores editoras brasileiras, a Companhia das Letras. O autor vai explicar o que fez (e continua a fazer) para chegar tão longe, dando dicas sobre como deve abordar o mercado, promover os seus livros, organizar workshops, viajar para organizar vários eventos pelo país, entre outros.
Para encerrar o curso Escritor Profissional, aprenderá por fim qual o processo de migração para uma editora maior quando tiver já alcançado o sucesso editorial, como analisar contratos relacionados com direitos de autor e ainda para que servem os agentes literários e como os poderá utilizar.
O curso conta com um módulo extra, dado por Leonardo Vilafore, que ensina a técnica de criação Mixlit, um método que ajuda escritores a potenciar o processo criativo.

Módulos do curso Escritor Profissional:

1- Como Abordar Uma Editora
2- Como Funciona O Mercado Editorial
3- Técnicas De Marketing Digital
4- Migrar Para Uma Editora Maior
5- Como Avaliar Um Contrato
Fonte: http://mundodelivros.com/publicar-um-livro/#.WGusaNwViko
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura