Enem in Cena. Venha terminar sua preparação de um jeito diferente.

Imagem
O que é?  O Projeto ENEM in CENA surgiu como proposta de ensino de temas interdisciplinares presentes no Exame Nacional do Ensino Médio de uma forma mais descontraída, lúdica e que vá além dos muros da escola tradicional. A escolha do teatro como pano de fundo surgiu como uma forma de apresentar os temas escolhidos pela equipe de professores em múltiplas linguagens, além de permitir um contato inicial ou a afirmação da cultura teatral no cotidiano dos jovens estudantes.
A Interdisciplinaridade no ENEM: 
O ENEM organiza seus cadernos de provas em quatro grandes áreas:

-  Linguagens, códigos e suas tecnologias; -  Ciências Humanas e suas Tecnologias; -  Matemática e suas Tecnologias; -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Biblioteca Indica: Projeto Verão. Fique com sua mente em forma :)


Não é só o seu corpo que pode ganhar destaque nessa estação. Aproveite para deixar sua mente em ótima forma para esse ano. Leia!

GOMES, Álvaro Cardoso; GUEDES, Avelino Pereira. Amor de Verão.
Localização na estante: J G612a
A história se passa nos anos 1950, época do famoso automóvel Aero-willys, do topete penteado ao estilo Elvis Presley, da total ausência de TV e ingenuidade no relacionamento entre rapazes e moças. Válter era um adolescente que não acreditava em si mesmo. Julgava-se feio, usava óculos e tinha muita dificuldade de aproximar-se das meninas. Morria de amor por Ana e ela por ele, mas sua insegurança o impedia de declarar-se. Um mês de férias no sítio de um amigo foi a medida certa para o amadurecimento de Válter.


CONY, Carlos Heitor. Antes o Verão.
Localização na estante: F C784a
Antes, o Verão é considerado um dos livros mais marcantes e líricos de Carlos Heitor Cony. Conta a história de um homem na faixa dos 40 anos que constrói uma bela casa de frente para o mar, em Cabo Frio, litoral do Rio de Janeiro, para morar com a mulher, Maria Clara e os filhos.
Bem-sucedido nos negócios, Luís é um homem que se julga independente e que escapou da influência do poderoso sogro, um empresário que desaprovara a união com Maria Clara. E a construção da nova casa parecia refletir o auge de sua vida profissional e pessoal. Já instalados em Cabo Frio, Luís e Maria Clara amam-se como nos tempos de recém-casados.
Mas nem tudo corre como planejado. Construída em local desabrigado, praticamente deserto, a casa não resiste aos ventos da região, que carregam areia e minúsculos grãos de sal para todos os cômodos. Assim como a casa, seu casamento também começa a ruir.
Na opinião de Otto Maria Carpeaux, Antes, o Verão, publicado em 1964, alçou Cony ao patamar de autores como Sartre, Beckett e Moravia. Chegou a ser adaptado para o cinema em 1968, com Norma Bengell e Jardel Filho nos papéis principais.


SHAKESPEARE, William. Sonho de uma Noite de Verão.
Localização na estante: 82-2 S539s
Numa noite de verão, num bosque, quatro jovens enamorados encontram-se e desencontram-se: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena; depois, Demétrio ama Helena, que ama Demétrio e é amada por Lisandro, que é amado por Hérmia. Na manhã seguinte, tudo se resolve, e há um casamento triplo, pois casam-se também o Duque de Atenas e a Rainha das amazonas. Na festa, no palácio do Duque, apresenta-se uma peça de teatro amador, escrita e encenada por trabalhadores locais. É hilariante de tão ruim a "comédia trágica", que teve ensaio naquela noite de verão, naquele bosque, habitado por fadas e duendes que têm seu Rei e sua Rainha, que disputam a guarda de um menino indiano, e por isso esta Rainha apaixona-se, naquela noite de verão, por um mortal com cabeça de burro.

Ação e movimentação, paixões e casamentos, brigas e reconciliações, equívocos e finais felizes. É um Shakespeare muito divertido e nada trágico, um "sonho" originalmente escrito para uma festa de casamento na vida real.


STEEL, Danielle. Final de Verão.
Localização na estante: F S826f
Danielle Steel conta-nos nesta obra a história da americana Deanna que vive um casamento monótono com o advogado Marc-Edouard Duras. Com eles vive a filha adolescente, Pilar, que é muito mimada pelo pai e tem, perante a mãe uma atitude de permanente hostilidade. Deanna sente-se, por isso, muito sozinha e para tentar combater a solidão em que vive dedica-se à pintura. Mas um dia a sua vida vai mudar e pode ser que ela ainda possa ser feliz. Essa mudança vai dever-se a um homem. Ao conhecer o marchand Ben Thompson, este não fica apenas fascinado com o seu trabalho como ainda se apaixona por ela.


VERISSÍMO, Luís Fernando. Histórias Brasileiras de Verão.
Localização na estante: CR V619h
Verissimo atravessa o terreno pantanoso de nossas famílias e desvenda seus mistérios. A classe média vai ao paraíso. As férias de sol, sal e chuva. As grandes paixões. Vez em quando, dá também uma passada pelo inferno. As infidelidades, os segredos inconfessáveis. São retratos divertidos, flagrados entre as quatro paredes do Brasil: manhas e manias da sociedade brasileira.


BLUME, Judy. Irmãs de Verão.
Localização na estante: F B264i
Duas adolescentes vão passar o verão em Martha´s Vineyard, o paradisíaco refúgio de milionários na costa leste americana. Lá, descobrem os rapazes, as festas de embalo e sexo, muito sexo. Mais uma novela de Judy Blume cujos protagonistas são garotas adolescentes sem saber que destino dar à vida.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura