Biblioteca Indica: Sempre é tempo para bons sentimentos. Histórias de amor, paz, amizade, esperança, fé, lealdade, gratidão e solidariedade.

Imagem
"Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos."


SCHOLES, Katherine; INGPEN, Robert. Tempos de paz. Localização: J S391t A Unesco, desde sua criação no final da Segunda Guerra Mundial, já declarava: As guerras nascem no espírito dos homens; logo, é no seu espírito que precisam ser erguidos os baluartes da paz. Aprenda a resolver pacificamente os problemas de sua vida - primeiro que tudo. Isso porque a paz começa com você. No seu próprio quintal. Ainda há as imagens belíssimas de Robert Ingpen que interagem com o tom questionador e reflexivo do livro. Sua leitura contribuirá para sensibilizar a criança a ter uma relação harmoniosa consigo mesma, com os outros e com a natureza.

GEE, Darien; KLESCK, Alice. O pão da amizade. Localização: F G263p Um presente anônimo conduz uma mulher a uma jornada que ela jamais poderia imaginar. Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simpl…

Quer Melhorar a Memória? Leia Mais!

A maioria das pessoas em algum momento já reclamou por sempre esquecer algo, você não gostaria de melhorar isso? Confira como a leitura pode ser uma ótima aliada e depois venha fazer sua carteirinha!



Ler é condição básica para o bom funcionamento da memória. Profissionais como professores, atores e jornalistas, que por conta de seu trabalho leem diariamente, conseguem manter uma boa memória até a velhice. O hábito de ler exercita a atenção e a principal causa de problemas de memória, mesmo em pessoas jovens, é a falta desse hábito.

O neurologista Tarso Adoni e a neurocientista Suzana Herculano afirmam que para ter atenção é fundamental concentração na atividade, uma vez que para ser bem executada, necessita de boa memória. Buscar ambiente tranquilo, sem barulho e sem poluição visual é o primeiro caminho para se manter concentrado. Segundo os especialistas, a memorização passa por quatro etapas:
  • atenção;
  • compressão;
  • armazenamento;
  • resgate.
O cérebro tem seus limites de trânsito de informações, logo precisamos armazená-las. É preciso, além da atenção, compreender a mensagem que recebemos. Assim, conseguimos fechar o ciclo lembrando tudo o que precisamos. Como o cérebro hierarquiza as informações, é necessário utilizar associações de cheiro, cor, som, entre outros, para facilitar a lembrança.

A leitura ativa novas memórias e vasculha as memórias que já temos, por isso é tido como o principal exercício. Mas ela deve estar associada a outros fatores, como dormir bem, conversar bastante, ter uma alimentação adequada e fazer atividade física regularmente. Como a memória é uma das primeiras funções cerebrais a se deteriorar e o declínio dessa capacidade afeta nossa liberdade e autonomia, devemos cuidar dela para mantê-la ativa, pois assim poderemos melhorar nossas habilidades, mudar de comportamento e seguir evoluindo e aprendendo.

Fonte: http://www.imagememorial.com.br/clientes/artigo/leitura-melhora-o-funcionamento-da-memoria
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura