Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. O lampejo. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.356

O poema não voa de asa-delta
não mora na Barra
não frequenta o Maksoud.
Pra falar a verdade, o poema não voa:
anda a pé
e acaba de ser expulso da fazenda Utupu
                                           pela polícia.

Como mal dorme mal cheira a suor,
parece demais com o povo:
                                            é assaltante?
                                            é posseiro?
                                            é vagabundo?
frequentemente o detêm para averiguações
          às vezes o espancam
          às vezes o matam
          às vezes o resgatam
          da merda
                         por um dia
e o fazem sorrir diante das câmeras da TV
de banho tomado.

O poema se vende
                se corrompe
confia no governo
desconfia
de repente se zanga
e quebra trezentos ônibus nas ruas de Salvador.

O poema é confuso
mas tem o rosto da história brasileira:
               tisnado de sol
   …

Coloque um pouco de romance em seus dias. Venha para Biblioteca!


Para quem não conhece, Nora Roberts é um verdadeiro fenômeno editorial. É muito difícil que nunca tenha visto um livro da autora numa livraria, visto que assina mais de 150 livros – dos quais alguns já foram adaptados ao cinema – e que estão traduzidos em cerca de 26 idiomas.
A todos estes números somam-se as 250 milhões de cópias e mais de 100 livros que fazem parte da lista do New York Times até à data.
Neste post falamos mais concretamente de uma das suas trilogias mais célebres: A Trilogia no Jardim. Três romances que conduzem o leitor numa história de amor, mistério e intrigas familiares.

A saga tem início com o livro A Dália Azul. A acção tem lugar Harper House, a mansão com séculos nos arredores de Memphis, que esteve nas mãos da família Harper há gerações. Aliás, desde que há memória, a fantasma gótica, conhecida como Noiva Harperm vagueia pelos corredores da mansão, cantarolando músicas de embalar à noite…
Stella Rothchild, protagonista do romance que inicia a trilogia, é uma jovem viúva que na tentativa de fugir aos fantasmas do passado regressa juntamente com os seus dois filhos cheios de energia às raízes, no Sul do Tennesse – e a uma nova vida na Harper House. Aí encontra um emprego estimulante, duas grandes amigas e desenvolve um forte fascínio pelo rude e atraente paisagista Logan Kitridge.




No cenário de uma casa mergulhada em história e de um próspero negócio de jardinagem, as três mulheres desenterram as memórias do passado e descobrem um perigoso segredo… a Noiva Harper. À medida que as mulheres mergulham na história de Harper House, descobrem que a dor e a raiva mantiveram vivo o espírito da Noiva muito depois da sua morte. E, agora, ela fará qualquer coisa para destruir a paixão de Logan e Stella.

Nora Roberts continua a história com A Rosa Negra, um livro que desta vez é centrado em Rosalind Harper, uma mulher vivida, que terá entre mãos a tarefa de descobrir quem é afinal a Noiva Harper e porque assombra a sua casa e a sua família. Rosalind é uma mulher cuja experiência a tornou forte o suficiente para enfrentar qualquer situação.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura