Espaço Braille, da Monteiro Lobato, ganha tecnologia assistiva


A Biblioteca Monteiro Lobato está entre as 62 bibliotecas municipais do Estado que vão receber equipamentos de tecnologia assistiva – voltada a deficientes visuais e pessoas de baixa visão – graças a um projeto inscrito e contemplado no Edital de Acessibilidade em Bibliotecas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O anúncio foi feito no Palácio dos Bandeirantes na última quarta-feira, dia 29.


Segundo a gerente do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria de Cultura, Rosângela da Silva, os equipamentos serão implantados no Espaço Braille Professora Alice Ribeiro, que funciona no prédio da Biblioteca. O espaço vai receber um kit contendo computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador.

Inscrevemos o projeto em março e fomos um dos vencedores do edital. Entre as propostas do nosso projeto está justamente a de ampliar o acesso e o atendimento de pessoas com deficiência e baixa visão no Espaço Braille. Os guarulhenses que iam para a Capital utilizar estes equipamentos agora vão poder contar com eles aqui”, disse.
Ao todo, 55 municípios foram beneficiados. Segundo o Governo do Estado, os equipamentos serão entregues em até 90 dias às bibliotecas. Neste processo, dois funcionários da Monteiro Lobato vão participar de um workshop de capacitação para utilizar os equipamentos.
Por estarmos cadastrados no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Siseb), temos ciência dos editais e participamos sempre. Tem sido um canal muito produtivo, no sentido de trazer melhorias para as nossas bibliotecas”, finalizou Rosângela.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura