Está na hora de mudar essa visão que somos um povo que não lê! País dos livros, por que não?!

A 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro e feita pelo Ibope, analisou os hábitos de leitura de 5.012 brasileiros, de todos os estados do País. Entre outros dados, constatou-se que o número de leitores cresceu em 6%, entre 2011 e 2015, e que a média de livros lidos nos três meses que antecederam a pesquisa foi de 2,54.

A pesquisa também analisou as preferências e motivações dos entrevistados. Entre os principais motivos para ler um livro estão gosto pela leitura e atualização cultural. A própria casa, a sala de aula, a biblioteca, o trabalho, o transporte, os consultórios e salões de beleza foram eleitos os lugares favoritos para ler um livro.
 
Livros e autores mais lidos 

Os livros mais citados pelos entrevistados, que estavam sendo lidos ou foram lidos nos últimos três meses, foram: Bíblia, Diário de um Banana, Casamento Blindado, A Culpa É das Estrelas, Cinquenta Tons de Cinza, Ágape, Esperança, O Monge e o Executivo, Ninguém É de Ninguém, Cidades de Papel, O Código da Inteligência, Livro de Culinária, Livro dos Espíritos, A Maldição do Titã, A Menina que Roubava Livros, Muito Mias que Cinco Minutos, Philia e A Única Esperança.

Os autores mais citados na pesquisa foram Augusto Cury, João Ferreira de Almeida, Zibia Gasparetto, Padre Marcelo Rossi, Cristiane Cardoso, Paulo Coelho, Allan Kardec, John Green e Chico Xavier. A youtuber Kéfera Buchmann, autora do livro Muito Mais que Cinco Minutos, recebeu a mesma quantidade de menções que Machado de Assis, autor de Dom Casmurro, e Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica.



Fonte: http://noticias.universia.com.br/cultura/noticia/2016/05/23/1139994/brasileiros-lendo-diz-pesquisa.html
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura