E amanhã é dia deles!













Abaixo está a descrição desta profissão tecnicamente falando, mas queremos aqui dar os parabéns para esse profissional que na prática faz muito mais do que está descrito. Seria improvável que se conseguisse relatar todas as outras atividades que se relacionam e que são praticadas no dia-a-dia de uma Biblioteca.
Se não dúvidas quanto a importância das bibliotecas na disseminação e na conservação do conhecimento, fica claro que as pessoas que se dedicam a essa profissão tem um papel fundamental nessa missão. Uma profissão tão antiga, mas de uma importância tão atual.

Parabéns aos “guardiões dos livros”.

O bibliotecário domina técnicas de classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas ou centros de documentação. Este profissional trabalha como um administrador de dados, que processa e divulga a informação. Ele cataloga e armazena as informações e orienta na busca e seleção. Analisa e organiza livros, revistas, documentos, fotos, filmes e vídeos. É de sua responsabilidade planejar, implementar e gerenciar sistemas de informação, além de preservar os suportes (mídias) para que resistam ao tempo e ao uso. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais, editoras, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Nos últimos tempos, a atuação do profissional de biblioteconomia tem se voltado cada vez mais para a criação e a manutenção de arquivos digitais e para a montagem de bancos de dados em computadores, empregando para isso os sistemas de informática e a internet. O licenciado está apto a dar aulas no ensino técnico para formar bibliotecários.


Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura