Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. Glauber morto. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.351

O morto não está de sobrecasaca
não está de casaca
não está de gravata.

O morto está morto

não está barbeado
não está penteado
não tem flor na lapela
um flor 
na calça
sapatos de verniz

não finge de vivo
não vai tomar posse 
na Academia.

O morto está morto
em cima da cama
no quarto vazio.

Como já não come
como já não morre
enfermeiras e médicos
não se ocupam mais dele.

Cruzaram-lhe as mãos
ataram-lhe os pés.

Só falta embrulhá-lo
e jogá-lo fora.



Mantenha o foco para o Enem 2015



As provas do Enem 2015 acontecerão nos dias 24 e 25 de outubro e representam o sonho de muitos jovens estudantes. Com o objetivo de ingressar em uma universidade pública, eles dedicam grande parte do ano aos estudos, já que o grande objetivo é ver seus nomes nas listas de aprovação ao final da jornada.
O Enem é uma avaliação que demanda conhecimento e controle emocional e, por isso, os candidatos precisam estar focados nas metas que determinaram para si, para que não sejam prejudicados no momento da prova. Se você prestará este ano, entenda como não perder o foco do seu objetivo principal:
1- Abdique de algumas atividades
Em diversas situações na vida, as pessoas precisam realizar escolhas que resultam em dar menos atenção para uma atividade em prol do aperfeiçoamento de outra. Por isso, em épocas de provas, é importante que você entenda a importância dessa fase para sua vida e saiba que precisará abrir mão de algumas tarefas para atingir o objetivo maior.
2- Analise seus progressos diários
Estudar para provas tão importantes como o Enem costuma ser desgastante para os estudantes, além de que eles podem se sentir desmotivados em alguns momentos. Assim, é importante que você sempre perceba o quanto está aprendendo e evoluindo, ou seja, está chegando cada vez mais perto de seus objetivos. Seja sincero e faça deste um mecanismo para potencializar seu conhecimento, aprofundando os conceitos nos quais você ainda tiver dificuldades.
A melhor forma de conseguir bons resultados em avaliações é por meio da organização. Crie uma lista de estudos, para que você mantenha o foco nas atividades que interessam e que possam aumentar seu repertório para o Enem 2015.

4- Pergunte-se: “Por que eu quero ir bem no Enem?” 
A melhor forma de manter o foco nos estudos para conseguir um bom resultado na avaliação é entender o motivo que o faz buscar esse feito. Quando você compreende de fato sua motivação, é mais fácil buscar o objetivo proposto, mesmo nos momentos em que estiver enfrentando dificuldades para continuar estudando e se dedicando.
Provavelmente você precisará dedicar muito esforço físico e mental, além de tempo para conseguir a aprovação que tanto deseja. Por isso, ter muitas metas ao mesmo tempo pode ser um distrativo. Busque priorizar o Enem e, depois que essa fase passar, você será capaz de investir em novos projetos.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!