BIBLIOTECA INDICA: ROCK'N ROLL

"Rock 'n' Roll não se aprende nem se ensina"


FRIEDLANDER, Paul. Rock and roll: uma história social.
Localização física: 78.03 946r
Crônica cobrindo 30 anos de um dos mais importantes fenômenos de massa do século XX - Paul Friedlander mostra com o gospel, o country e o blues influenciaram desde Elvis e Marvin Gaye ao The Who. O autor revisita a cena do rock clássico, alternativo e do punk-rock traçando a história do gênero musical que já atravessou cinco décadas de sucesso ininterrupto.A força social das melodias do Rock and Roll flui das páginas, enquanto Friedlander analisa toda um movimento histórico-social baseado em hits como Johnny B. Goode e Walk on the wild side. Em sua viagem musical, Friedlander oferece os harmônicos acordes e notas tocadas por Elvis Presley, The Beatles, The Who, Bob Dylan, Rolling Stones, Eric Clapton, entre outros.


BEATLES: a biografia ilustrada.
Localização física: 929BEATLES B351
Esta nova biografia ilustrada mostra que, mesmo após quarenta anos do anúncio do fim da bandam, os quatro rapazes de Liverpool despertam a mesma curiosidade e exalam o mesmo frescor. A fórmula que os tirou dos porões para os grandes estádios é contada detalhadamente com imagens de bastidores seguidas de comentários sobre cada movimentação. As mais de 200 páginas deste livro dissecam as diversas fases dos Beatles, que nasceram sob a transição de um cenário propício às mudanças, em que a juventude começava a entender que teria papel fundamental nos novos rumos da cultura pop.

ROLLING STONES: biografia ilustrada.
Localização física: 78ROLLING STONES R657
Década de 1960. Auge da Guerra Fria. O bem e o mal tinham cara, retórica, seguidores e detratores. Na Inglaterra, como no resto do mundo, dividir suas escolhas de maneira maniqueísta era a maneira mais fácil de fazer parte de um lado ou do outro. E se os Beatles eram o genro que toda mãe gostaria de ter, os Stones personificavam o mal em pessoa, aquele fio desencapado que deveria ficar a quilômetros de distância de qualquer membro de sua família. Imaginar que quase cinquenta anos depois o grupo continua na ativa é só mais uma das peripécias da dupla sexagenária Jagger e Richards.  É bom se preparar para os próximos capítulos.


ELVIS POR ELE MESMO.
Localização física: 78PRESLEY E44
O livro não é exatamente uma biografia. É uma compilação de textos escritos por fãs e estudiosos da vida e obra de Elvis, além de entrevistas do próprio cantor, sendo ainda recheado por fotos e ilustrações. Tudo isso para apresentar ao leitor um pouco sobre o homem, o mito e – mais interessante – o contexto do surgimento de Elvis Presley. Não foi apenas um artista e uma rara combinação de talento puro, uma bela voz , carisma e beleza física. Elvis mudou a maneira como a sociedade enxergava a música e influenciou o comportamento da época, principalmente da juventude. Foi criticado, aclamado e se tornou eterno. A história da música mundial, não importa onde ou quando será escrita, dedica a este homem um capítulo à parte. Sua presença no contexto musical e social traduz-se num fenômeno ímpar de proporções imensuráveis e infinitas.


PARKER, Alan G.; O SHEA, Mick; PANHAROS, Neusa. Crescendo com os Sex Pistols: precisa-se de sangue novo.
Localização física: 78 SEXPISTOLS P262c
Você pensa que sabe a história dos Sex Pistols? O livro mapeia não apenas a formação da banda, os primeiros shows e a ruptura, mas trata dos seus inúmeros reencontros e da atual situação dos seus membros. Há muitas fotos raras e inéditas até agora, além de objetos ligados ao grupo difíceis de se encontrar. Tudo isso torna este livro único e fascinante. Os Sex Pistols eram o “sangue novo” que Malcolm McLaren precisava para satisfazer suas ambições artísticas e financeiras. Aqui você encontra a história real deles. 

OROZCO, Marcelo. Kurt Cobain: fragmentos de uma autobiografia.  
Localização física: 78COBAIN O82k
As suas letras, como profecias, Kurt Cobain deixou o registro da angústia e do inconformismo que o levariam ao estrelato. Em Kurt Cobain: Fragmentos De Uma Autobiografia, Marcelo Orozco, por meio da análise das letras e dos arranjos, de uma cuidadosa cronologia desde o nascimento de Cobain (incluindo a passagem pelo Brasil), e da discografia completa do Nirvana e projetos anteriores e paralelos, dá sua contribuição definitiva sobre os detalhes que constroem o mito.


JIMI HENDRIX POR ELE MESMO.
Localização física: 78HENDRIX J57
Não sei para onde vou, mas vocês todos podem vir comigo, todos vocês, sem exceção. Venham na minha nave.' Jimi Hendrix. Muito já foi escrito sobre Hendrix por críticos, biógrafos, fãs, com mais ou menos precisão, mitificações e inverdades. Mas ele deixou sua própria visão de si mesmo, guardada e impressa como um quebra-cabeça em suas inúmeras entrevistas, escritos, letras, poemas, diários e até raps improvisados no palco. Com base em uma pesquisa meticulosa de mais de vinte anos, Alan Douglas, produtor musical e amigo de Hendrix, e o documentarista Peter Neal montam o quebra-cabeça e o apresentam em forma narrativa. Um relato cronológico que atravessa a vida do músico genial - a escola, o Exército, a contracultura, os anos 60, as drogas, a vida de popstar e a importância da música.


DAPIEVE, Arthur. Renato Russo: o trovador solitário.
Localização física: 929RUSSO D222r
Renato Russo - Renato estava se sentido desconfortável no papel de novo porta-voz da juventude, ainda mais porque tinha perfeita consciência da responsabilidade social de um artista. Até então não se sentia à vontade para tratar de um tema como identidade sexual, dada a enorme parcela de crianças entre seus fãs. "Sou jovem de vinte e poucos anos, não sei nada da vida", reclamava. "As pessoas bebem minhas palavras como água. E escrevo justamente poruqe não sei. Não quero que minha opinião sobre temas controvertidos, drogas, por exemplo, influencie outra pessoa." Momentos importantes da vida do astro da música brasileira são contados por Arthur Dapieve neste livro.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!