Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. Poema. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.217
Se morro o universo se apaga como se apagam as coisas deste quarto                                     se apago a lâmpada: os sapatos-da-ásia, as camisas e guerras na cadeira, o paletó- dos-andes,          bilhões de quatrilhões de seres e de sóis          morrem comigo.
Ou não:           o sol voltará a marcar           este mesmo ponto do assoalho           onde esteve meu pé;                                          deste quarto           ouvirás o barulho dos ônibus na rua;             uma nova cidade             surgirá de dentro desta             como a árvore da árvore.
Só que ninguém poderá ler no esgarçar destas nuvens a mesma história que eu leio, comovido.

BIBLIOTECA INDICA: MÃES, AMOR INCONDICIONAL

"Mãe de barriga ou mãe de vida, 
mãe desde sempre ou escolhida...
Os tipos mudam, mas o amor não."

RAMALHO, Cristina. Aprendi com minha mãe: 52 personalidades contam a maior lição que receberam de sua mãe.
Localização física: CR R135a
De A à Z - de Arnaldo Jabor a Ziraldo -, um alfabeto de pessoas admiráveis conta neste livro 52 histórias de mães, uma homenagem a tudo o que elas foram ou não em suas vidas. Pai é aquele que sorri quando o filho aprende - enquanto a mãe chora de alegria. Mãe dá a palmada e logo depois o beijo. Mãe se vira para trabalhar e assar a carne, sempre achando que o filho é o mais lindo do mundo. Mãe dá banho, abotoa o uniforme, acerta quantas colheres de chocolate se põe no leite. Mãe é o conjunto da obra.

               
DELINSKY, Barbara. Para minhas filhas.
Localização física: F F395p
Às vésperas de completar 70 anos, Virginia St. Clair envia uma carta a cada uma de suas filhas, pedindo-lhes ajuda para decorar sua nova residência, uma mansão isolada na costa do Maine. Seu maior desejo é dar um ponto final e criar uma nova intimidade entre elas - sentimento que sempre esteve ausente em suas vidas, desde a infância. As três mulheres, bastante diferentes, escolheram deliberadamente caminhos diversos para trilhar - decisão essa que só serviu para afastá-las uma das outras.



JOOSSE, Barbara M.; LAVALLEE, Barbara; AQUINO, Gilda de. Mamãe, você me ama?.
Localização física: J J67m
História carinhosa sobre uma criança testando os limites de sua independência e de uma mãe que tranquilamente prova que o amor materno é incondicional e eterno. 
Uma história universal que se torna mais cativante por se passar no extraordinário cenário ártico. Seu texto é lírico e de uma ingenuidade encantadora. Belíssimas ilustrações.



RIBEIRO, Nye; Elma. Uma viagem com muitas mães.
Localização física: J R37v
Todo dia é dia de ser mais feliz, de lembrar das pessoas que amamos, de fazer festa - mesmo não sendo aniversário. Todo dia é dia de não deixar nada para amanhã! Foi pensando nisso que Nye Ribeiro escreveu uma viagem com muitas mães. este livro nos faz relembrar que as pessoas que passam pela nossa vida e nos ensinam coisas belas são muito importantes para florescermos.



ROTH, Veronica; PETERSON, Lucas. Divergente: uma escolha pode te transformar.
Localização física: J R754d
Ter o altruísmo como o sentido de sua vida e passar por cima dele para defender seus filhos não é algo fácil de se fazer. Mas foi o Natalie Prior, da trilogia Divergente, fez. Participante da facção Abnegação - sociedade extremista que coloca, não só os cuidados, mas os desejos dos outros acima de tudo - Natalie não hesitou em quebrar as regras contra os inimigos que ameaçavam a vida de seus filhos. E, se precisasse, sem dúvidas, poderia dar a sua vida por eles. Natalie, acima de tudo é uma mãe corajosa, atenciosa, e, principalmente, compreensiva.


DUPRÉ, Maria José. Éramos seis.
Localização física: F D947e
Personagem de Maria José Dupré no livro Éramos Seis, Lola é uma típica dona de casa, esposa do comerciante Júlio e mãe de quatro crianças. Sua história é narrada a partir da infância dos filhos, que crescem e ganham destinos diferentes. Lola, ao final de sua vida, vê-se distante da família, representando assim várias mães que, por diversas circunstâncias da vida, ficaram com seus ninhos vazios.




VERÍSSIMO, Érico. Ana Terra.
Localização física: F V619a
Personagem da trilogia O tempo e o vento”, do escritor Érico Veríssimo, Ana Terra é a protagonista do primeiro volume da saga que conta a formação histórica do estado do Rio Grande do Sul. Em O “Continente”, Ana Terra é apresentada logo no primeiro capítulo e a força de sua história, aliada à unidade temática da obra, permitiu que o capítulo fosse publicado em um volume separado. Ana Terra é a mulher forte que parte com o filho para o povoado de Santa Fé, espaço onde seus descendentes darão continuidade à narrativa. 



MOTTA, Maria Antonieta Pisano. Mães abandonadas: a entrega de um filho em adoção.
Localização física: 364 M872m 
O diálogo entre abandono e adoção, essas duas experiências humanas tão distantes, e tão próximas, esse diálogo tantas vezes negado no passado, tantas vezes silenciado entre nós, é hoje construído, dia após dia, por todos aqueles que se aproximaram, sem preconceitos, das mães que entregaram seus filhos em adoção, por todos aqueles que as escutaram em suas dores, em suas angústias, por todos aqueles que procuraram compreendê-las e apoiá-las em seu comovente esforço, em sua luta quase sempre desesperada, quase sempre solitária, para reiniciar a caminhada da vida.



SANSONE, Kathryn. Mulher, em primeiro lugar: mãe de 10 filhos ensina como cuidar da família, manter a boa forma e ser feliz no casamento.
Localização física: 392.3-055.2 S221m
O título Mulher em primeiro lugar parece feito sob medida para agradar às feministas de plantão. Parece, mas não é. O objetivo da autora, a americana Kathryn Sansone, 43 anos, mãe de 10 filhos, dona de casa, esposa dedicada e atleta nas horas vagas, é chamar a atenção para o fato de que as mulheres precisam valorizar sua individualidade. Não sinta culpa por se cuidar. Isso ajuda a ter um melhor desempenho na hora de se dedicar à família. Você deve se preocupar, em primeiro lugar, com você mesma ? para o bem de todos, inclusive o seu. 
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura