Enem in Cena. Venha terminar sua preparação de um jeito diferente.

Imagem
O que é?  O Projeto ENEM in CENA surgiu como proposta de ensino de temas interdisciplinares presentes no Exame Nacional do Ensino Médio de uma forma mais descontraída, lúdica e que vá além dos muros da escola tradicional. A escolha do teatro como pano de fundo surgiu como uma forma de apresentar os temas escolhidos pela equipe de professores em múltiplas linguagens, além de permitir um contato inicial ou a afirmação da cultura teatral no cotidiano dos jovens estudantes.
A Interdisciplinaridade no ENEM: 
O ENEM organiza seus cadernos de provas em quatro grandes áreas:

-  Linguagens, códigos e suas tecnologias; -  Ciências Humanas e suas Tecnologias; -  Matemática e suas Tecnologias; -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

BIBLIOTECA INDICA: TRABALHO, PRAZER OU OBRIGAÇÃO?

Saiba mais sobre o mundo do trabalho e o trabalho no mundo!
Charge de Charles Chaplin no filme "Tempos modernos."


ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho.
Localização: 331 A644a
Neste livro, o autor coloca-se na contracorrente da ideologia dominante. Ele nos oferece uma análise minuciosa das transformações que atingem hoje em dia a realidade do trabalho, tanto de maneira objetiva quanto subjetiva.





EMPREGO NÃO CAI DO CÉU.
Localização: 331.5 E46
Leitura obrigatória para todos os que estão interessados em um emprego, isto é, todos nós, empregados ou não. Para quem está empregado, é um guia para manter o emprego e se preparar para uma eventual busca de outro, melhor. Para quem não está, é o guia perfeito para conseguir a colocação ideal. A obra trata dos pontos fundamentais para o planejamento da vida e a conquista e manutenção do emprego, com crescimento profissional contínuo. Do conceito de empregabilidade à apresentação da necessidade de autoconhecimento.


LEAL, Ruy. Superdicas para o jovem escolher bem sua profissão. 
Localização: 331.54 L473s
Que  profissão escolher? Que profissional quero ser? Qual faculdade devo cursar? Devo estudar em outra cidade? Estas são apenas algumas das  dúvidas que rondam a cabeça dos jovens neste momento de indecisão:  a hora de escolher qual profissão seguir. Mas não se trata apenas  da escolha; trata-se, sobretudo, da preparação para efetivar essa  escolha. Sem complicações e indo direto ao ponto, estas superdicas  ajudam o jovem a trilhar seu futuro, porque o importante é ser feliz  com as escolhas que fizer!



CARMO, Paulo Sérgio do. A ideologia do trabalho.
Localização: 331 C285i

O trabalho é uma atividade carregada de influências ideológicas, como bem demonstra o sociólogo e filósofo Paulo Sérgio do Carmo, tendo sido exaltado ou desprezado em diferentes épocas e nações, desde a sociedade escravagista grega, passando pela atividade servil da Idade Média, até o produtivismo da Revolução Industrial. Trata de novas técnicas empresariais do século XX, como o taylorismo, as relações humanas e também a atenção que o trabalho recebe do Estado no fascismo e no comunismo. Com relação ao Brasil, aborda o assunto desde o período colonial até os dias atuais.



PORTO, Cristina; AZEVEDO, Jô; HUZAK, Iolanda. Trabalho infantil: o difícil sonho de ser criança.
Localização: 331.4 P881t
Numa história ficcional envolvente e embasada em um precioso trabalho de pesquisa, 'Trabalho infantil - o difícil sonho de ser criança' mostra um dos mais graves problemas sociais brasileiros. A personagem principal, Madalena, é uma adolescente que fica impressionada ao entrar em contato com a realidade das crianças que trabalham e resolve sensibilizar outras pessoas. Madalena leva o tema para o colégio e consegue mobilizar vários colegas, professores e orientadores para o seu projeto de pesquisa. A partir daí, a ideia toma proporções inesperadas. O livro aponta, ao lado de denúncias, caminhos para se modificar essa realidade que priva milhões de crianças do direito à infância. 



GEHRINGER, Max. Trabalhe melhor e mais feliz.
Localização: 658.3 G267t
Depois de trabalhar por anos a fio, chega uma hora em que você percebe que há vida fora da empresa. E ainda está em tempo de buscar a chamada qualidade de vida. É possível? Max Gehringer dá dicas de como alcançar a satisfação em seu trabalho. 







MINARELLI, José Augusto. Trabalhar por conta própria: uma opção que pode dar certo. 
Localização: 331 M614t
Minarelli apresenta, nesta obra, o processo de tomada de decisão, analisando todas as variáveis envolvidas neste momento crítico, inclusive as providências necessárias para o ingresso e posicionamento no mercado. São dicas preciosas que ajudam o leitor a verificar se o seu perfil é adequado para trabalhar por conta própria, bem como escolher e organizar um negócio viável no mercado e adequado à sua vocação.



PAULA, Jairo de; GARCIA, Fábio Aurélio Alves. Uma marca chamada você: profissão: desempregado.
Localização: 331.56 P347m
O mundo globalizado tem apresentado evoluções magnificas, mas, em contrapartida, traz questões cruciais.
Qual o verdadeiro papel do homem trabalhador?
O sucesso e a sobrevivência no mercado de trabalho estão ligados diretamente à formação técnica ou à experiencia adquirida? O sucesso é uma fase passageira ou só terão lugar no mundo formal aqueles que se adaptarem às mudanças?
Uma marca chamada "Você", tem essa preocupação. Elenca os principais motivos-coletados em pesquisa de campo, entrevistas e material de imprensa - analisa as causas, os efeitos e apresenta as soluções.




HUGO, Victor. Os trabalhadores do mar.
Localização: F H889t
Os Trabalhadores do Mar é obra da época de exílio do poeta, dramaturgo e romancista francês Victor Hugo. Ambientada na ilha de Guernesey, no canal da Mancha, para onde o autor se expatriou, o livro narra o embate do homem contra as forças da natureza e o poder avassalador de uma paixão. O enredo entrelaça diversos destinos à sina do marinheiro Gilliatt, que, por amor à bela Déruchette, se empenha em realizar uma missão quase impossível: impedir que o coração do navio a vapor termine no fundo do mar. Líder do romantismo francês, Hugo mostra aqui todo seu talento de prosador, oferecendo uma narrativa empolgante, vívidos retratos psicológicos e uma descrição inesquecível da "velha Normandia onde vive o nobre e pequeno povo do mar".


STEINBECK, John. As vinhas da Ira.
Localização: F S834v
As Vinhas da Ira é um romance sobre a dignidade humana em condições desesperadas. Entre 1930 e 1939, as grandes planícies do Texas e do Oklahoma foram assoladas por centenas de tempestades de poeira que causaram um desastre ecológico sem precedentes, agravaram os efeitos da Grande Depressão, deixaram cerca de meio milhão de americanos sem casa, e provocaram o êxodo de muitos deles para Oeste, nomeadamente para a Califórnia, em busca de trabalho. Este romance que é universalmente considerado a obra-prima de John Steinbeck é o retrato épico do desapiedado conflito entre os poderosos e aqueles que nada têm, do modo como um homem pode reagir à injustiça, e também da força tranquila e estóica de uma mulher. As Vinhas da Ira é um marco da literatura norte-americana.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura