Compartilhe suas indicações.

Imagem
"Livros não mudam o mundo. Livros mudam as pessoas.  As pessoas mudam o mundo."
Participe do Projeto "Eu Indico!". Retire um folheto na recepção superior da Biblioteca Monteiro Lobato e divida com a gente o porquê de ele merecer um lugar especial na sua lista de livros preferidos. Sua indicação ficará exposta no nosso mural e ainda pode ganhar um destaque especial em nossas redes sociais.

BIBLIOTECA INDICA: MONTEIRO LOBATO






"Loucura? Sonho?
Tudo é loucura ou sonho no começo. 
Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira - mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum."




Considerado o maior nome da literatura infantil brasileira e um dos maiores nomes da Literatura Geral, José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril em Taubaté (SP) e morreu em 1948. Escreveu contos, ensaios, romances e muitos livros infantis que o tornaram popular. Fundou a Editora Monteiro Lobato (foi editor de novos talentos), mas pouco tempo depois faliu. Foi adido comercial nos EUA entre 1927 e 1931 e quando voltou ao Brasil, estava tão empolgado com a prosperidade do petróleo e do ferro que iniciou uma campanha a favor da exploração desses dois produtos. Esteve preso durante a ditadura, recusou uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e em 1945 partiu para Argentina para cuidar das traduções de seus livros. Foi um eterno nacionalista e isso o fez rejeitar as novidades da vanguarda européia. Monteiro Lobato foi um crítico social e até mesmo seu personagem, Jeca Tatu - símbolo do caipira do interior – não escapou de suas críticas. Só mais tarde, é que passou a ter uma outra visão do personagem afirmando que o meio influenciou na miséria do jeca. Entre os anos de 1925 e 1950 foram vendidos quase 1 milhão e 500 mil exemplares de seus livros. Foi crítico de arte e literatura. Foi também pintor, jornalista, empresário, fazendeiro, advogado, sociólogo, tradutor, diplomata. Monteiro Lobato foi mais do que um escritor, foi um brasileiro notável e preocupado com o progresso do país e de sua gente. O clássico “O Sitio do Pica Pau Amarelo“ recebeu uma adaptação para TV e desde a década de 70 encanta o público que está diante da tela.
Algumas obras: Urupês, Negrinha, Idéias de Jeca Tatu, Ferro, A menina do narizinho arrebitado, Fábulas de Narizinho, Narizinho arrebitado, O Saci, O marquês de Rabicó, O noivado de Narizinho, As aventuras de Hans Staden, O Gato Félix, Peter Pan, Reinações de Narizinho, O pó de pirlimpimpim, Caçadas de Pedrinho, Novas reinações de Narizinho, Emília no país da gramática, Aritmética da Emília, geografia de Dona Benta, Dom Quixote das crianças, Memórias da Emília, Serões de Dona Benta, O poço do Visconde, Histórias de Tia Nastácia, O museu da Emília, O Pica pau Amarelo, O minotauro, Os doze trabalhos de Hércules, O presidente negro.



VISITE NOSSO ESPAÇO MONTEIRO LOBATO!




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!