Agosto é mês de grandes escritores nacionais

Imagem
Fonte :https://academiapopulardeletras.wordpress.com/2015/08/24/agosto-e-mes-de-grandes-escritores-nacionais/
Agosto é um grande mês para a literatura. É um mês que marca o nascimento de vários autores importantes nacionais e estrangeiros. Destacamos aqui quatro escritores brasileiros, que merecem ser lidos, relidos e descobertos por quem ainda não os leu. 
Confira:
10/08/1912 – JORGE AMADO Nasceu na Bahia e mudou-se, em 1930, para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos publicou seu primeiro livro, O País do Carnaval (1931). Entre suas importantes obras estão Mar Morto, Capitães de Areia, O Mundo da Paz, Tocaia Grande e Grabriela, Cravo e Canela. É um escritor da segunda geração modernista. 20/08/1889 – CORA CORALINA Nasceu na Cidade de Goiás (GO), batizada de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Apesar da pouca escolaridade, aos 14 anos começa a publicar contos e poemas em periódicos da cidade sob o pseudônimo Cora Coralina. Poeta e contista, autora de obras como Poemas dos Becos de Goiás e Estór…

BIBLIOTECA INDICA: DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Hans Cristian Andersen


Viver não é o bastante... deve-se ter brilho, liberdade e uma pequena flor. Todas as vidas de homens são contos de fadas escritos pelas mãos de Deus."


BAUM, L. Frank. O mágico de Oz.
Localização física: J B341m
"Quando estava na metade do caminho, ouviu-se um grito fortíssimo do vento e a casa sacudiu com tanta força que Dorothy perdeu o equilíbrio e caiu sentada no chão. E então uma coisa muito estranha aconteceu. A casa rodopiu duas ou três vezes e começou a levantar voo devagar, Dorothy teve a sensação de que subia no ar a bordo de um balão." Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos - o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa. Um clássico indiscutível entre crianças, jovens e adultos.


GRIMM, Irmãos. João e Maria.
Localização física: J G874j
O conto tem como personagens principais os dois irmãos Hansel e Gretel, que são abandonados pelos pais na floresta, enquanto procuram o lugar de volta para casa eles encontram um lugar com muitos doces e guloseimas, mas nele mora uma bruxa que os captura para comê-los no final. Com este livro de imagem, adaptação de uma das mais conhecidas narrativas dos Irmãos Grimm, Taisa Borges faz uma bela homenagem à obra dos autores de contos de fadas germânicos, em quadros abertos a múltiplas leituras, enriquecidos pelo diálogo com as artes plásticas e com a memória oral. Para leitores de todas as idades.

GRIMM, Irmãos. A Bela Adormecida; Mãe Nevada.
Localização física: J G874b
A Bela Adormecida é a história da princesa Aurora e de um feitiço cruel lançado sobre ela no dia do seu nascimento por uma fada ressentida e vingativa chamada Malévola. Aurora está fadada a espetar seu dedo no fuso de uma roca de fiar e a cair num sono profundo no seu 16o aniversário, tendo como única salvação um beijo de seu verdadeiro amor. Apesar dos esforços de três fadas bondosas - Flora, Fauna e Primavera - a profecia se realiza. Armado com o escudo mágico da virtude e com a espada da verdade, o príncipe Felipe enfrenta bravamente Malévola e suas forças do mal, resgata Aurora e eles vivem, então, felizes para sempre.

Ziraldo. O menino maluquinho.
Localização física: J Z69m
Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz. Ziraldo tá com a razão. Infância verdadeira é isso que ele conta em figura e verso gostosos que nem torta de chocolate. Quem viveu assim, sabe. E quem não viveu... que pena!


OLIVEIRA, Rui de; SANDRONI, Luciana; SCHWARCZ, Lilia Moritz. Chapeuzinho Vermelho: e outros contos por imagem - adaptação.
Localização física: J O51c
Chapeuzinho Vermelho e Outros Contos por Imagens - Três clássicos do conto infantil em versões antigas numa história só com imagens - como as histórias em quadrinhos. São elas "Chapeuzinho vermelho", "Barba-azul" e" João e Maria". A clássica história da menina do chapeuzinho vermelho que é enviada por sua mãe à casa da vovozinha que está doente e no caminho encontra o “terrível” Lobo Mau, que fugiu do Jardim Zoológico e então... Então o lobo engana a menina e chega antes à casa da vovó, onde pretendia primeiro devorar a velhinha e depois Chapeuzinho, mas com a chegada do caçador da floresta, que estava à sua procura, seus planos fracassam. 


PERRAULT, Charles. Contos e fábulas.
Localização física: J P538c
O escritor francês Charles Perrault criou bases de um novo gênero que faria história - o dos contos de fadas. Nesse mundo fantástico, fadas, elfos, ogros e outros malvados convivem com heróis e heroínas plenos de virtudes. Personagens que ao triunfar são capazes de perdoar. Seus textos mais famosos inauguraram essa literatura que faz até hoje crianças e adultos viajarem pelo reino da fantasiai. Baraba Azul, O gato de Botas, Cinderela, O Pequeno Polegar, A Bela Adormecida e tantos outros. O escritor resolveu registrar as histórias que ouvia quando criança para contá-las aos próprios filhos. Clássicos entre os clássicos, estes contos possuem traços e símbolos que remetem aos primórdios da humanidade, quando os homens sentavam-se ao redor do fogo para contar as suas histórias, e assim expurgar seus medos e fantasmas. 


ANDERSEN, Hans Christian. O soldadinho de chumbo e outras histórias.

Localização física: J A56s
Clássico da literatura infantil, o livro conta a história de um soldado que era diferente de todos os outros brinquedos que moravam com ele em uma caixa, pois ele tinha apenas uma perna. Seu dono imaginava que ela foi perdida em uma batalha. Ele se apaixona por uma bailarina que morava no castelo pois quando a viu pela primeira vez pensou que ela, assim com ele só tinha uma perna. Por uma cilada do destino eles se separam, mas o amor do soldadinho pela bailarina e sua determinação mais cedo ou mais tarde o levarão aos braços de sua amada.



ROCHA, Ruth; ARRUDA, Glair. Viva a diferença. 
Localização física: J R576v
'Viva a Diferença' revela o quanto as crianças têm a ensinar aos seus pais. No meio da brincadeira, não há espaço para preconceitos raciais, discussões ideológicas, entre outras questões delicadas que fazem parte do universo dos adultos.

BELINKY, Tatiana; LIN, João. A charada do gorducho.
Localização física: J B38c
Uma garota passa o dia inteiro tentando descobrir o que a faz pensar tanto em seu amigo gorducho, um menino nada elegante, tímido e muito atrapalhado, que aparentemente não tem nada de especial. A resposta, porém, para esse enigma será desvendada pelos versos divertidos e pelas ilustrações cheias de humor presentes neste livro escrito por Tatiana Belinky.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!