Enem in Cena. Venha terminar sua preparação de um jeito diferente.

Imagem
O que é?  O Projeto ENEM in CENA surgiu como proposta de ensino de temas interdisciplinares presentes no Exame Nacional do Ensino Médio de uma forma mais descontraída, lúdica e que vá além dos muros da escola tradicional. A escolha do teatro como pano de fundo surgiu como uma forma de apresentar os temas escolhidos pela equipe de professores em múltiplas linguagens, além de permitir um contato inicial ou a afirmação da cultura teatral no cotidiano dos jovens estudantes.
A Interdisciplinaridade no ENEM: 
O ENEM organiza seus cadernos de provas em quatro grandes áreas:

-  Linguagens, códigos e suas tecnologias; -  Ciências Humanas e suas Tecnologias; -  Matemática e suas Tecnologias; -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Encontros Cafuzos – da tradição oral à cultura escrita


A Secretaria de Cultura, pelo Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Guarulhos, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura/ProAC SP (Programa de Ação Cultural) e Coletivo Cafuzas promovem os Encontros Cafuzos – da tradição oral à cultura escrita, da praça à biblioteca. O projeto foi contemplado pelo Edital nº 39/2014 do Programa de Ação Cultural, “Concurso de apoio a projetos de estímulo à leitura em bibliotecas municipais no Estado de São Paulo”.

O Coletivo Cafuzas é formado pelas narradoras Rosana Borges Silva, Roberta Stein e Daniela Landin, que se reuniram para pesquisar as culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras com foco na narrativa.
Os encontros são compostos por duas ações: intervenções narrativas e compartilhamento de experiências.

Intervenções narrativas, com a proposta de experimentar diferentes formas de narração em suas relações com o público e com o espaço, sem perder o compromisso com o fortalecimento da tradição oral, as narradoras percorrem espaços internos da biblioteca, bem como o seu entorno, com foco de atuação na praça pública mais próxima, propondo encontros mediados por narrativas de matrizes indígena e africana.

A Roda de compartilhamento de experiências é um encontro, aberto a quaisquer interessados, caracterizado pela partilha de saberes e práticas relativas às culturas indígenas, africanas e afro-brasileiras. Tendo em vista o caráter de incentivo à leitura deste projeto, o Coletivo Cafuzas contará com dois escritores convidados: Angela Pappiani que trabalha a partir da temática indígena, e Allan da Rosa, que cria suas obras a partir das culturas africanas e afro-brasileiras. Não é necessário conhecimento prévio acerca das culturas indígenas e africanas ou qualquer pré-requisito para a participação nesta ação.

Intervenções narrativas
23 de março 2015 (segunda-feira), das 14h às 16h

Roda de compartilhamento de experiências com os autores convidados Angela Pappiani e Allan da Rosa
30 de março 2015 (segunda-feira), das 14h às 17h

Biblioteca Monteiro Lobato
Rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos
Informações: 2087-4177
Indicação livre
Entrada franca
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura