Enem in Cena. Venha terminar sua preparação de um jeito diferente.

Imagem
O que é?  O Projeto ENEM in CENA surgiu como proposta de ensino de temas interdisciplinares presentes no Exame Nacional do Ensino Médio de uma forma mais descontraída, lúdica e que vá além dos muros da escola tradicional. A escolha do teatro como pano de fundo surgiu como uma forma de apresentar os temas escolhidos pela equipe de professores em múltiplas linguagens, além de permitir um contato inicial ou a afirmação da cultura teatral no cotidiano dos jovens estudantes.
A Interdisciplinaridade no ENEM: 
O ENEM organiza seus cadernos de provas em quatro grandes áreas:

-  Linguagens, códigos e suas tecnologias; -  Ciências Humanas e suas Tecnologias; -  Matemática e suas Tecnologias; -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Biblioteca Indica: A arte de contar histórias


Se quiser falar ao coração dos homens, há que se contar uma história. Dessas onde não faltem animais e muita fantasia. Porque é assim, suave e docemente que se despertam consciências.”
Jean de La Fontaine


CARTER, Angela. 103 contos de fadas.
Localização física: C C298c
O livro reúne pela primeira vez todas as histórias organizadas por Carter, formando um verdadeiro e extenso painel do folclore mundial e das tradições narrativas dos mais variados povos, do Ártico à Ásia. Mas apesar do nome, há poucas fadas nessas páginas, e o leitor também terá dificuldades em encontrar príncipes encantados e similares. Escritas em uma época em que esse tipo de história não era destinado a crianças, as fábulas aqui contidas dão lugar a uma série de tias malévolas, esposas traiçoeiras, irmãs excêntricas e perigosas feiticeiras. Por terem sido registrados em papel pela primeira vez nos últimos duzentos ou trezentos anos, os contos oferecem — correndo por detrás da trama — um retrato do dia-a-dia no mundo pré-industrializado e um pouco das dinâmicas sociais e outros detalhes que com o tempo se perderam. 


TAHAN, Malba;Diniz, Alberto. As mil e uma noites.
Localização física: C M581
As Mil e uma Noites - Com apresentação de Malba Tahan, um dos mais respeitados contadores de histórias do universo oriental, o livro reúne contos exóticos e personagens misteriosos, como ' Ali Babá e os Quarenta Ladrões' e 'Aladim e a Lâmpada Maravilhosa' , que já inspiraram um grande número de adaptações para o teatro e cinema e expressam toda a poesia e deslumbramento do mundo árabe. A versão adotada foi a de Antoine Galland, a mais conhecida no Ocidente, que, pela sua qualidade, foi traduzida para todos os idiomas. Galland selecionou as lendas mais curiosas e de enredo mais palpitante, que mostram a vida em toda a sua maravilhosa diversidade. São contos de aventuras de cavalaria e guerra, histórias de amor e intriga de namorados, romances de viagens, lendas cheias de crueldades, cenas de zombaria, histórias de erudição e muito mais.


RIBEIRO, Jonas; SZÉLIGA, Márcia. Ouvidos dourados: a arte de ouvir as histórias (..para depois contá-las..).
Localização física: 028.1 R369o
Contar histórias. Ah, como é agradável reunir os amigos, os alunos, a comunidade e saborear os contos, as histórias, as fábulas que encantam há tantas gerações!
Só que antes de contar histórias é necessários ter ouvidos, ouvidos dourados para aprender a ouvir, a se envolver, a sentir e a se emocionar.


13 DOS MELHORES CONTOS DE AMOR DA LITERATURA BRASILEIRA.
Localização física: C T741
Aqui começa um emocionante caso de amor com a literatura brasileira. Irresistíveis, enamorados, apaixonados, os 13 contos que compõem este livro provam que a palavra ainda é a melhor arma de sedução. Deixe-se conquistar por eles.


GROOM, Winston. Forrest Gump: o contador de histórias.
Localização física: F G914f
Provando numa narrativa com sabor de fábula, que mesmo os menos dotados podem tropeçar na História a cada momento, modificando os caminhos do mundo, este é um romance exemplar. Através de Forrest Gump, o escritor Winston Groom traça um painel delicioso da América de Elvis Presley, Kennedy, da Guerra do Vietnã, do movimento hippie e de Watergate.


Os 100 MELHORES CONTOS DE HUMOR DA LITERATURA UNIVERSAL.
Localização física: C C388
Coletânea que traz alguns dos melhores contos de humor da literatura nacional e universal. Flávio Moreira da Costa apresenta autores como Homero, Boccacio, Gogol, Voltaire, Machado de Assis, Fernando Sabino, Veríssimo e muito mais, aproximando o leitor a heterogeneidade dos autores.


OS MELHORES CONTOS DE LOUCURA.
Localização física: C M469
Genialidade, matizes e sutilezas impensáveis. Nesta obra, o autor e antologista Flávio Moreira da Costa apresenta uma seleção de contos (alguns inéditos em português) que têm a literatura como tema e a loucura como fio condutor. É impossível se aproximar deste universo e não sair dele mais renovado, com uma compreensão maior a respeito do ser humano. 


LA FONTAINE, Jean de. Fábulas de La Fontaine. 
Localização física: J L166f
Jean de La Fontaine, autor francês do século XVII. La Fontaine representou as virtudes e fraquezas da natureza humana sob a forma de inesquecíveis personagens animais. Suas fábulas são antigas mas não envelhecem, proporcionando até hoje leitura agradável e ensinamentos preciosos.


FLAUBERT, Gustave. Três contos.
Localização física: C F616t
Uma nova tradução faz justiça à fama destes contos considerados pela crítica o testamento literário de Gustave Flaubert (1821-1880) e um dos pontos altos da ficção do século XIX. São histórias exemplares que confirmam plenamente a visão certeira, a riqueza de recursos e a modernidade da prosa do autor, reunindo os temas e as preocupações de sua fase mais madura.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura