Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. Poema. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.217
Se morro o universo se apaga como se apagam as coisas deste quarto                                     se apago a lâmpada: os sapatos-da-ásia, as camisas e guerras na cadeira, o paletó- dos-andes,          bilhões de quatrilhões de seres e de sóis          morrem comigo.
Ou não:           o sol voltará a marcar           este mesmo ponto do assoalho           onde esteve meu pé;                                          deste quarto           ouvirás o barulho dos ônibus na rua;             uma nova cidade             surgirá de dentro desta             como a árvore da árvore.
Só que ninguém poderá ler no esgarçar destas nuvens a mesma história que eu leio, comovido.

Biblioteca Indica: Dia Internacional da Mulher

É próprio da mulher o 
sorriso que nada promete 
e permite tudo imaginar."


(Carlos Drummond de Andrade) 


GÓES, Ludenbergue. Mulher brasileira em primeiro lugar: o exemplo e as lições de vida de 130 brasileiras consagradas no exterior.
Localização física: 929:-055.2 G543m
Muitas brasileiras se destacam, no chamado Primeiro Mundo, em atividades acadêmicas, científicas e nos mais variados campos dos negócios. Muitas delas, brilham aqui e lá fora. Muitas outras são conhecidas nos países em que se consagram e praticamente ignoradas aqui. Valendo-se , entre outros meios, dessa inesgotável fonte de pesquisa que é a internet, o jornalista Ludenbergue Góes, depois de uma procura preliminar que levou cerca de 50 nomes, aprofundou o trabalho e chegou a 130 brasileiras inquestionavelmente famosas no exterior. Este livro revela os nomes e as histórias daquelas que se tornaram, em várias partes do mundo, uma mulher brasileira em primeiro lugar.



MILLER, Beth; COELHO, Carolina Caires. Mulher vulnerável: 12 qualidades para desenvolver a resiliência.
Localização física: 159.9-055.2 M592m
A resiliência é a capacidade do ser humano de lidar com as adversidades, superar obstáculos e recuperar-se, encontrando na flexibilidade a força da realização. Neste livro sensível, baseado em anos de pesquisas e entrevistas, Beth Miller nos mostra como a resiliência pode nos ajudar a superar os momentos ruins e a sair mais fortes deles. São histórias de mulheres corajosas e admiráveis, que trilham caminhos diversos para superar seus problemas. Para a autora, a resiliência possui 12 qualidades que se inter-relacionam e que precisam ser cultivadas. Como raios de uma roda, cada uma dessas qualidades precisa ser fortalecida para desenvolvermos, por completo, a arte da resiliência.


CARTER, Steven; SOKOL, Julia; SCHWARTS, Sonia Maria Moitrel. O que toda mulher inteligente deve saber: como lidar com homens com sabedoria e conseguir o amor que você merece.
Localização física: 396 C315q
As mulheres inteligentes sabem que existem duas maneiras de aprender a lidar com os homens - uma fácil e outra difícil. O problema é que a maioria das mulheres se tornam inteligentes da segunda forma, passando por experiências que deixam cicatrizes, mágoas e insegurança. Baseados em histórias de pessoas que, como nós, já investiram em relacionamentos que não deram certo, perderam noites chorando e esperando telefonemas que nunca aconteceram, eles dão valiosas dicas para evitarmos os mesmo erros novamente. Qualquer mulher que tenha se apaixonado pelo menos uma vez na vida vai se reconhecer nessas histórias, rir de si mesma e descobrir que o amor verdadeiro é muito mais do que coração disparado e pernas bambas.



CHU, Chin-Ning. A arte da guerra para mulheres.
Localização fisica: 396 C483a
Não é nenhum segredo que os seres humanos do sexo masculino aceitam os conceitos da guerra e da batalha com muita naturalidade. Por milhares de anos, os homens travaram batalhas pela sobrevivência. Geneticamente, suas mentes ficaram marcadas para pensar como guerreiros. Quando ouvimos falar em "arte da guerra", pensamos em batalhas, vítimas, brutalidade. No entanto, o conceito chinês de arte da guerra, que remonta a 3.500 anos, não está ligado à guerra; é um conjunto de estratégias que procuram fazer tudo da maneira mais fácil possível para se chegar à vitória e à paz. É a habilidade de fazer manobras mentais para alcançar o resultado desejado com o mínimo de esforço. Essas estratégias da arte da guerra são uma combinação perfeita para as maiores forças naturais da mulher. Intuitivamente, as mulheres sempre utilizaram algumas das estratégias da arte chinesa da guerra ao negociar com maridos, namorados, filhos, patrões, amigos e clientes. Nós não sabíamos que éramos estrategistas disfarçadas.


MAITENA. Mulheres alteradas 1.
Localização física: HQTR B98m v.1
O corpo, a moda, os homens, os amores, a família, os filhos, o trabalho, o passar do tempo, a falta de tempo... Tudo aquilo que faz as mulheres viverem alteradas, retratado com o talento de uma grande humorista. Nesta obra a autora mostra que o riso é a mais saudável das alterações.




Xinran; FERREIRA, Manoel Paulo. As boas mulheres da China: vozes ocultas. 
Localização: 396 X37b
Entre 1989 e 1997, a jornalista Xinran entrevistou mulheres de diferentes idades e condições sociais, a fim de compreender a condição feminina na China moderna. Seu programa de rádio, Palavras na Brisa noturna, discutia questões sobre as quais poucos ousavam falar. São histórias como as de Hongxue, que descobriu o afeto ao ser acariciada não por mãos humanas, mas pelas patas de uma mosca; de Hua’er, violentada em nome da 'reeducação' promovida pela Revolução Cultural; da catadora de lixo que impôs a si mesma um ostracismo voluntário para não envergonhar o filho, um político bem-sucedido; ou ainda a de uma menina que perdeu a razão em conseqüência de uma humilhação intensa. O olhar objetivo de Xinran dá aos temas um tratamento firme e delicado, trazendo à tona as esperanças e os desejos escondidos nessas difíceis vidas secretas.


SANSONE, Kathryn; SENNA, Janaína. Mulher, em primeiro lugar: mãe de 10 filhos ensina como cuidar da família, manter a boa forma e ser feliz no casamento.
Localização física: 392.3-055.2 S221m
O título Mulher em primeiro lugar parece feito sob medida para agradar às feministas de plantão. Parece, mas não é. O objetivo da autora, a americana Kathryn Sansone, 43 anos mãe de 10 filhos, dona de casa, esposa dedicada e atleta nas horas vagas, é chamar a atenção para o fato de que as mulheres precisam valorizar sua individualidade. Kathryn acredita que, ao se dedicarem integralmente à maternidade, as mulheres acabam se sentindo estressadas e ressentidas. E esse sentimento mina seus esforços mais sinceros. O segredo é se manter atenta às próprias necessidades. 


HUFFMAN, Felicity; WOLFF, Patricia ; ANTONIO, Irati. Guia prático para um namorado perfeito: para quem quer ser um , para quem quer ter um.
Localização: 159.9 H885g
Este guia vai mostrar a você, homem, tudo o que de fato precisa fazer para se dar bem na aventura de ser, ou pelo menos parecer, o tipo perfeito tão desejado pelas mulheres.
E para você, mulher, ele será um grande auxiliar na arte de entender os homens e de aproximar aquele 'machão' daquilo que você deseja. É uma oportunidade incomparável para ajudar seu homem a tornar-se o namorado perfeito.


TOLSTÓI, Leon. Ana Karênina.
Localização física: F T598a
Anna Kariênina - “Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira.” Esta é uma das aberturas mais famosas de todos os tempos, e ainda hoje impressiona a sabedoria concisa com que Tolstói introduz o leitor no universo de Anna Kariênina. Muito do que o romance vai mostrar está contido nesta frase. A personagem, ao abandonar sua sólida posição social por um novo amor, e seguir esta opção até as últimas consequências, potencializa os dilemas amorosos, vividos dentro ou fora do casamento, de toda a ampla galeria de personagens que a circunda. O amor, aqui, não é puro idealismo romântico. 



BRASILEIRAS GUERREIRAS DA PAZ.
Localização física: 929(81) B83
Brasileiras Guerreiras da Paz - Tudo é pioneiro nesta obra - a idéia original do Projeto 1000 Mulheres, a envergadura mundial que adquiriu, a complexidade do trabalho de seleção das mulheres aqui perfiladas, o painel final deste Brasil de ação feminina. Brotou um Brasil vibrante, comovente, engajado. Dificilmente haverá unanimidade em torno dos 52 nomes. Nem poderia haver. Felizmente o leque de brasileiras anônimas ou notáveis que atuam por um país mais justo não cabe em um livro.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura