Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. Poema. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.217
Se morro o universo se apaga como se apagam as coisas deste quarto                                     se apago a lâmpada: os sapatos-da-ásia, as camisas e guerras na cadeira, o paletó- dos-andes,          bilhões de quatrilhões de seres e de sóis          morrem comigo.
Ou não:           o sol voltará a marcar           este mesmo ponto do assoalho           onde esteve meu pé;                                          deste quarto           ouvirás o barulho dos ônibus na rua;             uma nova cidade             surgirá de dentro desta             como a árvore da árvore.
Só que ninguém poderá ler no esgarçar destas nuvens a mesma história que eu leio, comovido.

Mundo dos Quadrinhos



Spawn –  O Soldado do Inferno

 Al Simmons era um soldado a serviço do governo norte-americano, que cumpria todo tipo de tarefas perigosas em território doméstico e no exterior. Seguindo ordens de seu superior Jason Wynn, ele era escalado principalmente para missões de execução e tornou-se herói nacional ao salvar o presidente americano de um atentado.
Entretanto, Simmons começou a se tornar um incômodo para Wynn a partir do momento que passou a questionar suas missões e quando tais questionamentos se tornaram intoleráveis, foi traído e morto durante uma missão.
Por seus crimes e sua vida de assassino executor, ele foi enviado ao inferno. No oitavo círculo fez um pacto com o demônio Malebolgia para voltar à Terra e poder ver sua esposa (Al era extremamente apaixonado por sua esposa, Wanda Blake). Todavia, o pacto incluía a obrigação de Al se tornar um Spawn, um soldado do inferno vestindo um traje simbionte, a serviço do demônio, que Malebólgia costuma criar com intervalos de 50 anos para liderar suas forças no Armagedon. Quando Spawn voltou a Terra, 5 anos haviam se passado e Wanda estava casada com o antigo melhor amigo de Al, Terry Fitzgerald. Confuso por sua nova e inesperada existência como Spawn (que incluía uma pele completamente queimada e feições irreconhecíveis), Al sofre ao ver Wanda com seu velho amigo. Pior ainda: ela tinha com este uma filha chamada Cyan, o que deixou o ainda mais arrasado, pelo fato de ter sido estéril e portanto não poder ter tido um filho quando era vivo. Nesse meio tempo, passou a ser atormentado pelo Violador um demônio mandado para confundi-lo e colocá-lo no caminho do mal.
A partir daí, Spawn passa a viver nos becos de Nova York, numa região conhecida por Cidade dos Ratos. Lá o herói faz amizade com os mendigos que vivem nos becos. Entre eles, Botas e Cagliostro, um velho sempre envolto de mistério e que sabia muitas coisas sobre o Céu, o Inferno, Malebólgia, etc. Com ajuda deste Spawn aprendeu a controlar seus poderes infernais, com os quais derrotou a Caçadora de Spawns Ângela pela primeira vez, quando a mesma invadiu os becos para matá-lo antes que seus poderes se desenvolvessem mais.
Além de Ângela, Spawn enfrentaria outros enviados do paraíso, como o Redentor, também conhecido como Anti-Spawn e Mammon, um dos Esquecidos, uma tribo de anjos que não lutou por Deus e nem por Lúcifer quando este se rebelou no Paraíso. Porém Mammon resolveu se juntar ao inferno, onde iniciou uma escalada de poder gigantesca. Seus planos consistiam em tomar o trono do Céu porque ele descobriu que Deus não estava mais lá e pretendia usurpar o trono do Criador para refazer o universo.

A Biblioteca Monteiro Lobato possui a coleção do Spawn. Venham conferir.




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura