Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. O lampejo. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.356

O poema não voa de asa-delta
não mora na Barra
não frequenta o Maksoud.
Pra falar a verdade, o poema não voa:
anda a pé
e acaba de ser expulso da fazenda Utupu
                                           pela polícia.

Como mal dorme mal cheira a suor,
parece demais com o povo:
                                            é assaltante?
                                            é posseiro?
                                            é vagabundo?
frequentemente o detêm para averiguações
          às vezes o espancam
          às vezes o matam
          às vezes o resgatam
          da merda
                         por um dia
e o fazem sorrir diante das câmeras da TV
de banho tomado.

O poema se vende
                se corrompe
confia no governo
desconfia
de repente se zanga
e quebra trezentos ônibus nas ruas de Salvador.

O poema é confuso
mas tem o rosto da história brasileira:
               tisnado de sol
   …

BIBLIOTECA INDICA: ANO NOVO, VIDA NOVA


Inspire-se para continuar, recomeçar ou transformar seu caminho!



CURY, Augusto.  Nunca desista de seus sonhos.
Localização: 159.947 C988n
Com mais de um milhão de livros vendidos sobre temas como crescimento pessoal, inteligência e qualidade de vida, o psiquiatra Augusto Cury debruça-se aqui sobre nossa capacidade de sonhar e o quanto ela é fundamental na realização de nossos projetos de vida. Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso também serão limitadas. Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100 % das vezes.

STRAYED, Cheryl. Livre: a jornada de uma mulher em busca do recomeço.
Localização: 929:821.111(73) S894L
Em Livre, a autora conta como enfrentou, além da exaustão, do frio, do calor, da monotonia, da dor, da sede e da fome, outros fantasmas que a assombravam. “Todo processo de transformação pessoal depende de entrega e aceitação”, afirma. Seu relato captura a agonia, tanto física quanto mental, de sua incrível jornada; como a enlouqueceu e a assustou e como, principalmente, a fortaleceu. O livro traz uma história de sobrevivência e redenção: um retrato pungente do que a vida tem de pior e, acima de tudo, de melhor. 


GILBERT, Elizabeth. Comer, rezar, amar.
Localização: 910.4 G393c
Quando completou 30 anos, Elizabeth Gilbert tinha tudo que uma mulher americana moderna, bem-educada e ambiciosa deveria querer um marido, uma casa de campo, uma carreira de sucesso. Mas não se sentia feliz: acabou pedindo divórcio e caindo em depressão. "Comer, Rezar, Amar" é o relato da autora sobre o ano que passou viajando ao redor do mundo em busca de sua recuperação pessoal.


BAKER, Mark W. Jesus, o maior psicólogo que já existiu.
Localização: 27-31:159.9 B142j
Com base em sua experiência como terapeuta e no seu profundo conhecimento da Bíblia, Mark Baker demonstra por que a mensagem de Cristo é perfeitamente compatível com os princípios da psicologia: ela contém a chave da saúde emocional, do bem-estar e do crescimento pessoal. Em uma linguagem simples e cativante, ele mostra que, seja qual for a nossa crença religiosa ou filosofia de vida, todos podemos nos beneficiar da sabedoria daquele que, como diz o autor, foi o maior psicólogo de todos os tempos.


ALBUQUERQUE, Lina de. Recomeços: 26 pessoas contam como lidaram com a mudança em suas vidas.
Localização: 159.947 R248
Recomeçar é um dos mais corriqueiros e complexos atos humanos. Recomeça-se o dia, naturalmente, a cada despertar do relógio. Recomeça-se em uma nova carreira quando a antiga profissão não mais satisfaz. Recomeça-se um novo relacionamento, depois que o anterior perdeu o sentido. Recomeça-se a viver. Vinte e seis pessoas, entre homens e mulheres, famosos e anônimos, ricos e humildes, empreendedores e funcionários, artistas e religiosos, músicos e jornalistas, revelam como lidaram com a mudança em suas vidas. São depoimentos de uma franqueza desconcertante, sempre emocionantes.


DOUGLAS, William. A maratona da vida: um manual de superação pessoal.
Localização: 159.947 D768m
Este é um livro para quem quer deixar de “correr atrás”. Quem corre atrás perde a corrida. Ele foi escrito para lhe ajudar a vencer suas corridas e tornar o impossível possível. Aproveitando sua experiência pessoal, o autor ensina a lidar com sentimentos, dúvidas e problemas que acometem qualquer pessoa que queira realizar alguma coisa. Assim, ensina como é possível vencer obstáculos. 

HAY, Louise L. Você pode curar sua vida.
Localização: 159.947 H58v
Simples e gradual, baseado em aconselhamentos, terapias caseiras e novos padrões de pensamento, "Você Pode Curar Sua Vida" expõe o método de Louise L. Hay, a maior orientadora americana da Nova Era, para você se livrar de crenças negativas que geram infelicidade. Um livro indispensável para todos os que desejam alcançar um modo de vida mais pleno, consciente e equilibrado.


 COVEN, Stephen R. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.
Localização: 658 C914s
Stephen R. Covey acredita que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas ou daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar êxito. Em Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes estão contidos os princípios fundamentais da eficácia humana - sete hábitos básicos e primordiais que representam a interiorização dos princípios corretos, nos quais estão baseados o sucesso e a felicidade duradoura.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura