Enem in Cena. Venha terminar sua preparação de um jeito diferente.

Imagem
O que é?  O Projeto ENEM in CENA surgiu como proposta de ensino de temas interdisciplinares presentes no Exame Nacional do Ensino Médio de uma forma mais descontraída, lúdica e que vá além dos muros da escola tradicional. A escolha do teatro como pano de fundo surgiu como uma forma de apresentar os temas escolhidos pela equipe de professores em múltiplas linguagens, além de permitir um contato inicial ou a afirmação da cultura teatral no cotidiano dos jovens estudantes.
A Interdisciplinaridade no ENEM: 
O ENEM organiza seus cadernos de provas em quatro grandes áreas:

-  Linguagens, códigos e suas tecnologias; -  Ciências Humanas e suas Tecnologias; -  Matemática e suas Tecnologias; -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

BIBLIOTECA INDICA: 454 ANOS DE GUARULHOS

Guarulhos teve sua origem como elemento de defesa do povoado de São Paulo. Com a denominação de Nossa Senhora da Conceição é fundado em 8 de dezembro de 1560 o aldeamento dos índios Guarus da tribo dos Guaianases, integrantes da nação Tupi, pelo Padre Jesuíta Manuel de Paiva. Seu crescimento econômico deu-se inicialmente em função da mineração de ouro. Hoje, a cidade é a oitava maior economia do Brasil.



“Tuas praças são livros abertos,
Onde lemos futuro e glória.
Tu és hoje cidade progresso,
uma terra que vence de pé.
Eia, pois, guarulhenses, avante,
com bravura na luta febril,
Por São Paulo e por tudo o que é nosso,
e, acima de tudo o Brasil!
Hino de Guarulhos



RANALI, João. Repaginando a história.
Localização física: EG-94(815.6)GUA R151r
Desde os 21 anos, Massami Kishi  tem ajudado a manter viva a história do município. Graças a sua lente, momentos políticos e sociais importantes para o destino da cidade ficaram registrados para a eternidade, a exemplo da posse do primeiro prefeito eleito em 1953 e das comemorações ao quarto centenário de Guarulhos, em 1960.

KISHI, Massami. Guarulhos Século XX: imagens e histórias.
Localização física: EG-94(815.6)GUA K66g

Com um olhar bem pessoal o autor conta a história do nosso município, fala sobre a vida política e sobre as primeiras indústrias. Do tempo que era possível tomar água da bica, em pleno Centro, e ainda havia muitas lavouras. Massami não segue nenhuma cronologia, hora está no começo do século passado, hora está na década de 90. Com muitas fotos recheando as páginas, podemos visualizar todo o desenvolvimento que transformou uma vila agrícola em umas das maiores cidades do Brasil.



GUARULHOS TEM HISTÓRIA: questões sobre história natural, social e cultural.
Localização física: EG-94(815.6)GUA G95
O livro aborda a partir de 1560 trazendo até os dias atuais, falando por temas diversos que abrangem a evolução do pequeno povoado a uma das grandes cidades brasileiras, abordando a história natural, a geografia, geologia, a história social, o ciclo do ouro, a industrialização da cidade e patrimônio histórico guarulhense de forma didática e elucidativa. Indicado para quem quer conhecer mais sobre a Cidade de Guarulhos e para quem quer conhecer ainda mais a história do Estado de São Paulo. 

OMAR, Elmi El Hage. Casa da Candinha: ruptura e metamorfose.
Localização física: EG-94(815.6)GUA O46c
A obra apresenta o resultado de pesquisa  sobre a completa mudança de forma, natureza e estrutura pela qual está passando a antiga casa sede da Fazenda Bananal. Inicialmente símbolo de um poder voraz escravocrata, hoje se encontra num período embrionário que produzirá um Centro de História e Memória das Culturas Negras. Inclui também um primeiro ensaio de identificação e historicidade dos autores negros e seus descendentes da história paulista e guarulhense, sem o vício comum de estigmatizá-los como submissos e escravos ideais. Rebeliões dos escravizados, inclusive do índio, foram identificadas, além da consideração de um possível polo de resistência quilombola em Guarulhos.


GUARULHOS: espaço de muitos povos.
 Localização física: EG-94(815.6)GUA G95
 “... De modo geral, a lógica do ensino no Brasil é a de estudar os grandes fatos do País, do continente e do mundo, porém desvinculados dos acontecimentos locais. A história dos lugares onde as pessoas moram - municípios, distritos, vilas, povoados, bairros, ruas, fazendas, regiões, serras, bacias hidrográficas etc. - não é abordada no ensino escolar. É como se a maioria dos lugares onde as pessoas habitam não tivesse sido palco de acontecimentos históricos. Isso não é uma brutal contradição historiográfica?... Precisamos resolver a questão mencionada.” É com essa intenção que educadores lançaram  o livro “Guarulhos: espaço de muitos povos.”

GUERRA, Tiago Cavalcante; CARVALHO, Bruno Leite de; ANDRADE, Marcelle Marques de. Guia histórico de Logradouros: lugares e memórias de Guarulhos.
Localização física: EG-94(815.6)GUA G382g
Livro composto de 64 páginas conta sobre os nomes curiosos que geraram até decreto de lei para moralizar os logradouros; tem um capítulo dedicado a história oral, onde moradores contam suas memórias e suas próprias histórias vividas nos locais; há algumas fotos históricas que foram refeitas buscando referências do arquivo original; os caminhos mais antigos de Guarulhos são apresentados com descrições de passagens desde os tempos coloniais.

RIBEIRO, Silvio. Destino.. Guarulhos: A História do Trem da Cantareira.
Localização: EG-94(815.6)GUA R372d
A obra é um retrato fiel de toda a história da Estrada de Ferro da Cantareira, cujos trens alcançavam os altos da Serra do mesmo nome e também pelo ramal de Guarulhos, chegava ao centro dessa cidade e que circulou por 50 anos em terras guarulhenses e ajudou a alavancar o crescimento do município, entre 1915 e 1965. Além do transporte de passageiros, a estrada de ferro que cortava Guarulhos mandava para a Capital uma série de produtos fabricados por aqui, como tijolos, telhas, pedras materiais esses muito utilizados em importantes construções, como a Pinacoteca e a Santa Casa de São Paulo, Palácio da Indústrias, Museu do Ipiranga partes da Catedral de São Paulo e também hortifrutigranjeiros que abasteciam o Mercado Municipal.



 




Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura