Conheça nosso Sistema de Bibliotecas.

Imagem
Saiba mais: 
O Sistema de Bibliotecas Públicas de Guarulhos é composto pela Biblioteca Central Monteiro Lobato, Bibliotecas ramais e Bibliotecas especializadas. A Biblioteca Monteiro Lobato milhares de livros e dezenas de títulos de periódicos, que em sua maioria, podem ser retirados para empréstimo. Disponibiliza gratuitamente os serviços de empréstimo, consulta e orientação à pesquisa. Além de contar com espaços como a Gibiteca e Mangateca, Troca Livros e o Espaço Braille Profª Alice Ribeiro. Fazendo seu cadastro em uma das bibliotecas, automaticamente ele valerá para as demais bibliotecas do sistema (com exceção da ramal localizada no Jardim Guaracy). 

Confira regulamento, consulte os endereços das demais bibliotecas e pesquise nosso acervo.

Biblioteca Indica: literatura mundial

A literatura é importante em qualquer fase da vida. Um bom livro pode se tornar o seu melhor amigo e ensinar coisas que você não aprenderia no dia-a-dia. Além disso, o hábito de ler ajuda você a desenvolver a sua imaginação, criatividade e o pensamento crítico, por isso a literatura é um campo necessário para o desenvolvimento do ser humano.

Conheça algumas das grandes obras da literatura mundial.




ORWELL, George. 1984.
Localização física: F O89m
1984 é um romance do escritor inglês Eric Arthur Blair, que assinava seus livros como George Orwell. 1984 é um dos clássicos mundiais por prever uma sociedade onde todos os cidadãos teriam seus pensamentos e atitudes controlados pelo Grande Irmão (em inglês, Big Brother, daí surgiu o reality show Big Brother Brasil). A obra é uma grande análise de um regime totalitário e foi o último livro publicado por Orwell.

GARCÍA MÁRQUEZ. Cem anos de solidão.
Localização Física: F G21c
Cem Anos de Solidão é um livro escrito pelo colombiano Gabriel García Márquez, que conta a história da família fictícia Buendía em 7 gerações. Márquez pretendia retratar a solidão humana, quando 100 anos se passam e nada continua igual, apenas o ser humano fica. É uma leitura obrigatória para todas as gerações.
SALINGER, J. D. et al. O apanhador no campo de centeio.
Localização Física: F S16a
A grande importância do livro O Apanhador no Campo de Centeio é a criação da adolescência. Antes da obra de J. D. Sallinger, a adolescência era vista como uma simples transição entre a infância e a fase adulta, mas o livro trouxe consigo a cultura jovem. O protagonista do livro, um adolescente chamado Holden Caulfield, tem seu fim de semana narrado. O personagem divaga sobre a sua vida e tenta definir o seu futuro. O Apanhador no Campo de Centeio é um retrato da realidade jovem e um clássico da literatura mundial.

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro.
Localização Física: F A866d
Dom Casmurro, o romance de Machado de Assis, já tem o seu nome entre os grandes clássicos da literatura mundial. Pessoas de todas as idades são envolvidas pela história de Bentinho e Capitu, a mulher dos “olhos de ressaca” e se perguntam sobre a suposta traição. Com toda a sua genialidade, Machado discorre sobre a essência do ser humano, que é frágil e contraditório.


ORWELL, George. A revolução dos bichos.
Localização Física: F F89r
A Revolução dos Bichos é a segunda obra de George Orwell que aparece na lista, mas não poderia ficar de fora. A fábula é uma grande alegoria da ditadura soviética de Stálin, contada através dos porcos Bola-de-neve e Napoleão, que disputam a liderança da Fazenda dos Bichos, anteriormente chamada de Fazenda do Solar. É um livro fácil de ler e que pode ensinar muito sobre a história da Revolução Russa.

KAFKA, Franz. Luis. A metamorfose.
Localização Física: F K16m
A Metamorfose é uma das grandes obras do alemão Franz Kafka. O personagem principal Gregor Samsa acorda um dia para perceber que se transformou em uma barata. Kafka apela para o lado emocional do ser humano, enquanto Gregor entra em estado melancólico ao perceber que seus pais o repudiam. O conformismo é o centro da história, pois Gregor se conforma com a situação bizarra em que se encontra. A Metamorfose é uma leitura nojenta de certas formas, mas vale a pena ser lida devido a análise da essência do ser humano.


QUEIROZ, Eça de. O primo Basílio.
Localização Física: F Q43p
O romance de Eça de Queirós é uma análise da sociedade da sua época. A narrativa do autor é irônica e revela a intimidade da sociedade burguesa com todas as suas imperfeições. 

Fonte: Universia Brasil

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura