74 ANOS DA BIBLIOTECA - JOGO DO SACI e JOGO DA MEMÓRIA

Em comemoração dos 74 anos da Biblioteca Monteiro Lobato disponibilizamos dois jogos infantis de cartas. O jogo do saci e o jogo da memória. Aporveite, venha jogar, comemorar, diverti-se, traga seus amigos.
Biblioteca Monteiro Lobato (endereço)
de 01 a 30 de novembro de 2014
De segunda a sexta das 09hs às 19hs e sábado das 09hs às 18hs

JOGO DO SACI
Jogo do Saci - Tati BML



Jogo do Saci
O jogo do Saci é um jogo, de origem desconhecida, que pode ser jogado por 3 ou mais participantes. Dependendo do número de jogadores, utiliza-se um ou dois baralhos, sem os coringas. As cartas não têm valor.
Objetivo
Acabar com as cartas da mão, fazendo o maior número de pares possível.
Regras
Antes do início do jogo deverá ser escolhido um carteador.
O carteador distribui todas as cartas, uma a uma, entre os jogadores.
Depois de distribuídas as cartas, os jogadores verificam os pares possíveis de serem formados (capas de livros iguais) e abaixar os pares.
Assim que todos já tiverem abaixados os pares formados em suas mãos, inicia-se o jogo propriamente dito.
O jogador à esquerda do carteador pega uma carta aleatoriamente dentre as presentes no leque de cartas do jogador à sua esquerda. Se um par for formado, o jogador abaixa esse par junto com seus outros pares.
O jogo segue dessa forma até que um jogador fique com uma única carta na mão. Essa carta é a do Saci.
Assim que acabarem os jogos, são contadas as quantidades de pares de cada jogador, sendo que o possuidor do saci não deverá contar seus pares.
O ganhador
Ganha o jogo o jogador que tiver feito o maior número de pares dentre os jogadores ainda participantes.
Penalidades
Caso haja algum erro e o jogo termine com um jogador com 2 cartas sem pares ou dois jogadores acabem cada um com uma carta, não formando par, todos os jogadores deverão verificar entre seus pares se não há alguma carta errada. O jogador que cometer a infração ficará de fora da contagem dos pares.


JOGO DA MEMÓRIA

Jogo da Memória - Tati BML


Jogo da Memória

Este é um dos jogos de memórias mais famosos e um dos mais divertidos também. Nele, um certo número de cartas é posicionada de maneira que a parte com o desenho fica voltada para baixo. Em cada turno o jogador deve escolher duas cartas e desvirá-las. Se elas formarem um par, elas são removidas do jogo. Senão, elas são viradas novamente. Esse processo deve ser repetido até que todas as cartas sejam removidas.
A ideia do jogo é virar as cartas e ir memorizando os desenhos e o posicionamento delas. Assim, quando virar uma carta, você tem que puxar na memória para lembrar se já viu o par dela no jogo e, assim, tentar achá-lo.
Além de ser um excelente jogo para treinar a memória e um passatempo divertido.





Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura