Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. O lampejo. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.356

O poema não voa de asa-delta
não mora na Barra
não frequenta o Maksoud.
Pra falar a verdade, o poema não voa:
anda a pé
e acaba de ser expulso da fazenda Utupu
                                           pela polícia.

Como mal dorme mal cheira a suor,
parece demais com o povo:
                                            é assaltante?
                                            é posseiro?
                                            é vagabundo?
frequentemente o detêm para averiguações
          às vezes o espancam
          às vezes o matam
          às vezes o resgatam
          da merda
                         por um dia
e o fazem sorrir diante das câmeras da TV
de banho tomado.

O poema se vende
                se corrompe
confia no governo
desconfia
de repente se zanga
e quebra trezentos ônibus nas ruas de Salvador.

O poema é confuso
mas tem o rosto da história brasileira:
               tisnado de sol
   …

PROJETO BIBLIOTECA INDICA: PEQUENOS LEITORES


Os clássicos não saem de moda!



LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho.
Localização física: ML-J L778r
Um clássico da literatura infantil brasileira que continua atual como nunca. O livro deu origem à série Sítio do Pica-Pau Amarelo e exibe as aventuras dos personagens Emília, Pedrinho e Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e Tia Nastácia.


ESOPO. Fábulas de Esopo (620-560 a.C.)
Localização física: J E73f
As fábulas clássicas de Esopo, há 2500 anos divertem e educam crianças e adultos. As mais conhecidas e lidas são: A Tartaruga e a Lebre; A Raposa e as Uvas e O Lobo e o Cordeiro.


ZIRALDO. O Menino Maluquinho.
Localização física: J Z69m
Lançado em 1980, o livro conta com um protagonista divertido, travesso e arteiro. Este personagem vive sua juventude ao lado dos companheiros de traquinagem - o fofinho Bocão, Junin, Lúcio, Herman, Julieta, Carol e Nina. Juntos eles brincam, conversam e se divertem.


MACHADO, Ana Maria. Bisa Bia, Bisa Bel.
Localização física: J M129b
O livro conta a história da menina Isabel, que encontra uma foto da bisavó, chamada Bia, com quem passa a dividir conversas imaginárias, cheias de sonhos infantis. A leitura é recomendada para crianças a partir de sete anos.




MORAES, Vinícius de. A Arca de Noé.
Localização física: J M824a
"Arca de Noé" é também o título do primeiro poema desse livro. O conjunto é formado por 32 poemas, a maioria sobre bichos, e inclui os que constam dos discos Arca de Noé 1e 2. Alguns foram musicados pelo próprio Vinícius de Moraes (1913-80) e se tornaram clássicos da MPB para crianças. (Um bom exemplo é o daquela casa "muito engraçada" que "não tinha teto/ não tinha nada".) Todos são poemas feitos para ler, aprender de cor ou cantar.



BANDEIRA, Pedro. O Fantástico Mistério da Feiurinha.
Localização física: J B167f
Você se lembra, não é? Quase todas as histórias antigas que você leu terminavam dizendo que a heroína casava-se com o príncipe encantado e pronto. Iam viver felizes para sempre e estava acabado. Mas o que significa "viver feliz para sempre"? Significa casar, ter filhos, engordar e reunir a família no domingo para comer macarronada? Quer dizer que a felicidade é não viver mais nenhuma aventura? Como é que alguém pode viver feliz sem aventuras? Ah, não pode ser! Não é possível que heróis e heroínas tão sensacionais tenham passado o resto da vida assistindo ao tempo passar feito novela de televisão. É preciso saber o que acontece depois do fim. Pois agora você vai ter essa oportunidade! Conheça todos os mistérios que acontecem depois do fim!


CARROL, Lewis. Alice no País das Maravilhas.
Localização física: J C313a
Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas mágicas, que encantam crianças e adultos.



GRIMM, Jacob et al. Contos de Grimm.
Localização física: J G874c
É uma coletânea de contos de fadas e outros contos, publicada inicialmente em 1812 por Jacob e Wilhelm Grimm (Irmãos Grimm). São histórias que pregam a solidariedade e o amor ao próximo. Dos onze contos dessa edição fazem parte 'Os músicos de Bremen' (que deu origem a 'Os saltimbancos'), 'Branca de Neve' e 'A inteligente filha do camponês'.



DRUON, Maurice. O Menino do Dedo Verde.

 Localização física: J D86m

"O Menino do Dedo Verde", tornou-se um clássico da literatura para crianças e jovens em todo o mundo e permanece atual há três décadas, sendo adotado em escolas do Ensino Fundamental todos os anos. Esta fábula trata de questões relacionadas com os conceitos de convívio social, ética e cidadania; e foi pioneira ao abordar o tema ecologia.


La Fontaine, Jean de. Fábulas de La Fontaine.
Localização física: J L166f
A Galinha dos Ovos de Ouro e O Lobo e o Cordeiro são algumas das 14 fábulas desta obra, com tradução de Ferreira Gullar. Com linguagem clara, leve e bem-humorada, oferece para as crianças histórias sobre valores. O clássico do século 17 é ilustrado pelo francês Gustave Doré.


BAUM, L. Frank. O mágico de Oz
Localização física: J B341m
A obra nos conta a encantadora história da garota Dorothy, que é levada por um ciclone à fantástica Terra de Oz, onde entra em contato com o Homem de Lata, o Espantalho, o velho mágico e uma série de outros personagens fabulosos, em uma jornada de pura magia e beleza.


BARRIE, J. M. Peter Pan e Wendy.
Localização física: J B27p
Escrita no começo do século 20, a história do menino que detestava crescer tornou-se um clássico. Nesta edição, com texto integral, Peter Pan viaja pela Terra do Nunca com Wendy, que adora ser adulta. Peter conta com sua péssima memória para esquecer o que vivencia e conseguir ser sempre criança.


STEVENSON, Robert Louis. A ilha do tesouro.
Localização física: J S868i
Claire Ubac reconta, como personagem, as aventuras de Jim Hawkins em busca do tesouro escondido pelo pirata Capitão Flint. As imagens de François Roca captam o clima tenso do clássico escrito em 1881.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura