Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. Glauber morto. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.351

O morto não está de sobrecasaca
não está de casaca
não está de gravata.

O morto está morto

não está barbeado
não está penteado
não tem flor na lapela
um flor 
na calça
sapatos de verniz

não finge de vivo
não vai tomar posse 
na Academia.

O morto está morto
em cima da cama
no quarto vazio.

Como já não come
como já não morre
enfermeiras e médicos
não se ocupam mais dele.

Cruzaram-lhe as mãos
ataram-lhe os pés.

Só falta embrulhá-lo
e jogá-lo fora.



Lançamento do livro Dislexia na educação infantil

Foto da autora, nov. 2012. Foto: MP
Já encontra-se disponível na Biblioteca Monteiro Lobato o livro Dislexia na Educação Infantil: intervenção com jogos, brinquedos e brincadeiras, das psicólogas Solange Martins e Sirlândia Teixeira.

Sinopse
É comum nos depararmos com casos de crianças no ensino fundamental que ainda não sabem ler ou escrever, isso porque a atenção aos sintomas da dislexia normalmente ocorre no momento em que a criança se depara com os códigos da leitura e não consegue decodificar os símbolos da nossa escrita. Diante deste quadro, salientamos a possibilidade de prevenção, como maneira eficaz de lidar com os sintomas da dislexia.
Nesta perspectiva, esta obra foi organizada em seis capítulos, inicia com uma ideia geral sobre as dificuldades de aprendizagem, posteriormente enfoca os aspectos históricos desta condição, mostrando a dificuldade que persiste ainda hoje para nomear e intervir principalmente nos primeiros anos da Educação Pré-Escolar. Em seguida, salienta a importância dos brinquedos e das brincadeiras nos anos iniciais da escolarização. No capítulo três, fica evidente as relações entre a ludicidade, a cognição e o corpo. No capítulo quatro, justifica-se o título deste livro, pois mostra na prática como fazer as intervenções dos principais sintomas da dislexia na educação infantil, usando jogos, brinquedos e brincadeiras. Para finalizar, são sugeridos jogos, brinquedos e brincadeiras que visam minimizar sintomas específicos e sintomas mais globais da dislexia e de outras dificuldades. Assim, o leitor deste livro tem em mãos uma ferramenta que possibilita intervenções nas dificuldades de aprendizagem e, em especial, nas oriundas da dislexia.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!