Enem in Cena. Venha terminar sua preparação de um jeito diferente.

Imagem
O que é?  O Projeto ENEM in CENA surgiu como proposta de ensino de temas interdisciplinares presentes no Exame Nacional do Ensino Médio de uma forma mais descontraída, lúdica e que vá além dos muros da escola tradicional. A escolha do teatro como pano de fundo surgiu como uma forma de apresentar os temas escolhidos pela equipe de professores em múltiplas linguagens, além de permitir um contato inicial ou a afirmação da cultura teatral no cotidiano dos jovens estudantes.
A Interdisciplinaridade no ENEM: 
O ENEM organiza seus cadernos de provas em quatro grandes áreas:

-  Linguagens, códigos e suas tecnologias; -  Ciências Humanas e suas Tecnologias; -  Matemática e suas Tecnologias; -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Lançamento do livro Dislexia na educação infantil

Foto da autora, nov. 2012. Foto: MP
Já encontra-se disponível na Biblioteca Monteiro Lobato o livro Dislexia na Educação Infantil: intervenção com jogos, brinquedos e brincadeiras, das psicólogas Solange Martins e Sirlândia Teixeira.

Sinopse
É comum nos depararmos com casos de crianças no ensino fundamental que ainda não sabem ler ou escrever, isso porque a atenção aos sintomas da dislexia normalmente ocorre no momento em que a criança se depara com os códigos da leitura e não consegue decodificar os símbolos da nossa escrita. Diante deste quadro, salientamos a possibilidade de prevenção, como maneira eficaz de lidar com os sintomas da dislexia.
Nesta perspectiva, esta obra foi organizada em seis capítulos, inicia com uma ideia geral sobre as dificuldades de aprendizagem, posteriormente enfoca os aspectos históricos desta condição, mostrando a dificuldade que persiste ainda hoje para nomear e intervir principalmente nos primeiros anos da Educação Pré-Escolar. Em seguida, salienta a importância dos brinquedos e das brincadeiras nos anos iniciais da escolarização. No capítulo três, fica evidente as relações entre a ludicidade, a cognição e o corpo. No capítulo quatro, justifica-se o título deste livro, pois mostra na prática como fazer as intervenções dos principais sintomas da dislexia na educação infantil, usando jogos, brinquedos e brincadeiras. Para finalizar, são sugeridos jogos, brinquedos e brincadeiras que visam minimizar sintomas específicos e sintomas mais globais da dislexia e de outras dificuldades. Assim, o leitor deste livro tem em mãos uma ferramenta que possibilita intervenções nas dificuldades de aprendizagem e, em especial, nas oriundas da dislexia.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura