Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. O lampejo. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.356

O poema não voa de asa-delta
não mora na Barra
não frequenta o Maksoud.
Pra falar a verdade, o poema não voa:
anda a pé
e acaba de ser expulso da fazenda Utupu
                                           pela polícia.

Como mal dorme mal cheira a suor,
parece demais com o povo:
                                            é assaltante?
                                            é posseiro?
                                            é vagabundo?
frequentemente o detêm para averiguações
          às vezes o espancam
          às vezes o matam
          às vezes o resgatam
          da merda
                         por um dia
e o fazem sorrir diante das câmeras da TV
de banho tomado.

O poema se vende
                se corrompe
confia no governo
desconfia
de repente se zanga
e quebra trezentos ônibus nas ruas de Salvador.

O poema é confuso
mas tem o rosto da história brasileira:
               tisnado de sol
   …

“Linguagem Braille para todos” – Juana Maria Rey de Cardozo


Lançamento do livro “Linguagem Braille para todos” – Juana Maria Rey de Cardozo


Biblioteca Monteiro Lobato
25/sabado - às17h


A preparação de crianças e  educadores para receber naturalmente um aluno especial, neste caso o aluno com deficiência visual, parte do desenvolvimento em sala de aula de  estratégias pedagógicas que estimulem a reflexão sobre a temática da inclusão, da aceitação da diferença e principalmente da diminuição de atitudes preconceituosas. Estas atividades permitem o acolhimento e integração do aluno, a partir da iniciativa dos  educadores na mudança atitudinal, frequentemente observada. Fazer uma “roda de leitura” com livros infantis transcritos ao braille e desenvolver atividades a partir da mesma, de acordo à faixa etária, motiva uma reflexão muito positiva para todos. Estas atividades podem ser compartilhadas com outros educadores, as vivências e sua importância.




Profª.  Juana
Juana Maria Rey de Cardozo

Formada em Educação Física, Psicologia, Pedagogia e é mestre pela FEUSP na área de Educação Especial, tem a preocupação de escrever o nosso idioma corretamente e, para isso, tem sempre à mão um dicionário para tirar dúvidas. Atua há mais de dez anos  na formação de educadores e adultos com deficiência visual no ensino da Linguagem Braille na Biblioteca Monteiro no município de Guarulhos.
Coordenadora do Espaço Braille e autora do livro “Era uma vez nós, ...crianças!”. A literatura infantil como elemento enriquecedor do processo de alfabetização de crianças com baixa visão.

Entrada franca.
Rua João Gonçalves, 439, Centro.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura