Outubro de crianças e educadores

Sugestões de leitura de títulos disponíveis no acervo
J C315a
CARTER, Forrest
O aprendizado de Pequena Árvore
São Paulo, Círculo do Livro, c1976, 253p.
Este livro é baseado nas recordações do autor com seus avós, na região de Eastern Cherokee Hill, durante a Grande Depressão econômica da década de 30.

J S759h
SPYRI, Johanna
Heidi
São Paulo, Melhoramentos, 1996. 202p. (Obras-primas universais)
Heidi é uma menina órfã que é levada pela tia para viver com o avô solitário nas montanhas dos Alpes. Os dois desenvolvem um relacionamentos afetuoso, que afeta os moradores do vilarejo. Anos depois, tia Dete leva Heidi para a cidade grande, para fazer companhia a Clara, uma menina doente de família abastada.

J W64q
WIEGAND, Roberta
Quando o cometa passou
São Paulo, Círculo do Livro, 141p.
Este livro conta a história de Sarah, que tinha 10 anos em 1910. Ela acha sua vida e sua família que vive nas planícies bem divertida, apesar do medo de que o aparecimento do cometa Halley seja o sinal do fim do mundo.

CR P238
SCLIAR, Moacyr
Um país chamado infância
19ª. ed., São Paulo, Ática, 2006. 89p. (Para gostar de ler, 18)
Coletânea de crônicas do autor que enfoca o tema da infância, das relações entre pais e filhos, por meio de cenas do cotidiano.

F L945p
LOUZEIRO, José
Pixote: infância dos mortos
Rio de Janeiro, Ediouro, 2000. 207p.
Romance do autor inspirado no cado dos meninos de Camanducaia, município mineiro onde quase 100 garotos foram espancados e jogados num precipício. O autor aprofunda a descrição psicológica dos meninos, revelando seus sonhos, suas angústias e toda sua perplexidade diante de um mundo hostil.


294.5 C476c
CHOPRA, Malika
100 promessas para o meu bebê
Rio de Janeiro, Sextante, 2005. 234p.
A autora, contando belas histórias da tradição indiana, de sua vida e descobertas como mãe, inspira os leitores a construir laços de amizade e companheirismo com os filhos.

343.62 H58
PRIORE, Mary Del (org.)
História da criança no Brasil
São Paulo, Contexto, 1995. 176p. (Caminhos da História)
Esta coletânea de textos mostram que resgatar a história da criança brasileira é enfrentar um passado cheio de tragédias anônimas: abandono de bebês, venda de crianças escravas, a sobrevida nas instituições, violências sexuais, etc. Por outro lado, esse passado também sugere uma história de amor materno e paterno, de afeto e humanidade acima de preconceitos.

37 A482c
ALVES, Rubem
Conversas com quem gosta de ensinar: + qualidade total na educação
Campinas, Papirus, 2004, 135p.
Nesta coletânea encontramos textos consagrados do autor a respeito da educação: “Sobre jequitibás e eucaliptos”, “Sobre o dizer honesto”, “Sobre palavras e redes”, “Sobre remadores e professores” e “Qualidade total em Educação”.

37 C544a
CLARK, Ron
A arte de educar crianças: 55 regras de um professor premiado para formar alunos nota 10 na sala de aula e na vida
Rio de Janeiro, Sextante, 2005. 165p.
O que o autor nos conta nesta narrativa é a história de uma grande lição: a de que não podemos disciplinar nossas crianças sem amá-las e não podemos amá-las sem discipliná-las – as duas coisas têm que andar juntas.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura