Biblioteca Indica: Sempre é tempo para bons sentimentos. Histórias de amor, paz, amizade, esperança, fé, lealdade, gratidão e solidariedade.

Imagem
"Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos."


SCHOLES, Katherine; INGPEN, Robert. Tempos de paz. Localização: J S391t A Unesco, desde sua criação no final da Segunda Guerra Mundial, já declarava: As guerras nascem no espírito dos homens; logo, é no seu espírito que precisam ser erguidos os baluartes da paz. Aprenda a resolver pacificamente os problemas de sua vida - primeiro que tudo. Isso porque a paz começa com você. No seu próprio quintal. Ainda há as imagens belíssimas de Robert Ingpen que interagem com o tom questionador e reflexivo do livro. Sua leitura contribuirá para sensibilizar a criança a ter uma relação harmoniosa consigo mesma, com os outros e com a natureza.

GEE, Darien; KLESCK, Alice. O pão da amizade. Localização: F G263p Um presente anônimo conduz uma mulher a uma jornada que ela jamais poderia imaginar. Certa tarde, Julia Evarts e Gracie, sua filha de cinco anos, chegam em casa e encontram um presente na varanda da frente: um pão da amizade com o simpl…

Imprensa | Espaço Troca Livros

Espaço Troca Livros

Espaço Troca Livros está aberto para trocar produtos culturais, como um CD por outro, sem a diferença de quantidade praticada nos sebos

Muitos não sabem, mas as opções para adquirir um livro, um CD ou um gibi interessante na cidade vão além das livrarias, bancas de jornal, lojas e sebos. Inaugurado em 2004, o Espaço Troca Livros oferece aos usuários a oportunidade de trocar o livro que está há tempos na estante ou o CD que já está cansado de ouvir por outro item da mesma espécie existente no local. E o melhor: sem pagar nada a mais por isso.
Marli diz que local serve para a troca dos produtos como propiciar interação entre pessoas. Foto: Ana Paula Almeida

Variedades não faltam. De gibis da Turma da Mônica ou do Homem-Aranha a livros de direito ou psicologia. De livros infanto-juvenis de Pedro Bandeira a coleções quase completas de Jorge Amado. De CD da desconhecida dupla Rhael & Romário ao CD da Banda É o Tchan, sucesso dos anos 90. De acordo com Marli Miranda Vieira, coordenadora das bibliotecas municipais existentes na cidade e o acervo do Espaço Troca Livros já tem cerca de 5 mil livros. "Os livros daqui estão sempre em circulação, pois trocamos com alguns outros repetidos que existem nas bibliotecas, as pessoas trazem coisas diferentes."

O Espaço Troca Livros recebe diariamente aproximadamente 20 usuários por dia. Entre eles, crianças, jovens e adultos. Além disso, é comum também algumas escolas da região levarem os estudantes para aproveitarem a oportunidade de trocar um livro que já leram por algum outro ainda inédito para eles. "Adultos também vêm trocar livros, mas a maioria dos usuários é pré-adolescentes e jovens", afirma Vieira.

O objetivo do projeto é estimular a circulação dos livros e incentivar a leitura, que, de acordo com a coordenadora, faz aumentar a cultura geral do cidadão. "O Espaço Troca Livros tem a função de estimular a troca de livros e bens culturais entre os guarulhenses e promover a interação entre os munícipes e as bibliotecas públicas. Dessa forma, proporciona a popularização do livro e da leitura, para a construção da cultura e da cidadania".
Regras - Frequentador assíduo do espaço, o agente administrativo Roberto Camargo Fernandes, 45 anos, diz que troca, pelo menos, 15 itens por mês. "Eu troco CDs, filmes, revistas e principalmente livros. Gosto muito de tudo que envolve música e aqui sempre tem coisas novas sobre o assunto."

Divididos em diversas categorias, os livros que mais circulam são os romances, os infanto-juvenis e os de literatura. Além disso, ainda é possível encontrar volumes de filosofia, psicologia, religião, medicina, política, espiritismo, economia, administração, drogas e sexualidade, entre outros assuntos.
O câmbio pode ser feito somente entre elementos similares (CD por CD, livro por livro, romance por romance, volume de direito por volume de direito etc). "Se não fosse desse jeito, teríamos uma disparidade entre as quantidades de livros, e isso, para o nosso acervo, não é interessante", afirma Vieira.

A coordenadora conta que, certa vez, chegou ao Espaço um material raro, com desenhos referentes à obra de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, com textos descritivos feitos por Carlos Drummond de Andrade. "Era um trabalho raro, e não podíamos perdê-lo. Então, primeiro nós fizemos uma exposição dos materiais e agora ele faz parte da Biblioteca Monteiro Lobato". Segundo Vieira, esta prática é comum. "Sempre que tem algo diferente, interessante e rico, nós encaminhamos para a biblioteca, para estar acessível aos moradores da cidade e não ficar em uma estante particular".
Para serem trocados, os itens precisam estar em bom estado de conservação e os assuntos tratados não podem estar desatualizados. Não são aceitos materiais que sejam reproduções (xerox de livros, gibis ou revistas) ou cópias (de vídeos ou CDs).
Estudos - O único artigo que não é trocado é o livro didático. Como o Espaço recebe muita doação deste tipo de material, quem estiver interessado neles basta pedir para receber a doação de, no máximo, três livros por dia. "Quando há uma intenção de se formar alguma biblioteca comunitária, nós estudamos outras possibilidades de se fazer esse acervo, mas tudo isso precisa passar pela Prefeitura", afirma a coordenadora.

Espaço Troca Livros
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Avenida Tiradentes, 2521 - Vila São Jorge
Informações: 2087-7453

Paula Paulenas, Guarulhos Web
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura