Enem in Cena. Venha terminar sua preparação de um jeito diferente.

Imagem
O que é?  O Projeto ENEM in CENA surgiu como proposta de ensino de temas interdisciplinares presentes no Exame Nacional do Ensino Médio de uma forma mais descontraída, lúdica e que vá além dos muros da escola tradicional. A escolha do teatro como pano de fundo surgiu como uma forma de apresentar os temas escolhidos pela equipe de professores em múltiplas linguagens, além de permitir um contato inicial ou a afirmação da cultura teatral no cotidiano dos jovens estudantes.
A Interdisciplinaridade no ENEM: 
O ENEM organiza seus cadernos de provas em quatro grandes áreas:

-  Linguagens, códigos e suas tecnologias; -  Ciências Humanas e suas Tecnologias; -  Matemática e suas Tecnologias; -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

DIÁLOGOS - Setembro 2009


Biblioteca Monteiro Lobato
Dias 12 e 19 de Setembro / Sábados
Às 14h

Em setembro o projeto Diálogos, levanta o debate sobre o caráter nacional: temos um caráter? Somos sem caráter? O jeito Macunaíma de sermos ou não sermos é o assunto deste mês, em que o samba, o futebol, o carnaval, tornam-se temas da filosofia, e questionamos: Por que ainda falta uma filosofia brasileira? A abordagem retoma o pensamento etnográfico de Mário de Andrade, a crítica filosófica de Roberto Gomes e tenta compreender o hibridismo cultural presente na América Latina e no Brasil.
Os encontros serão mediados pelo Professor Emmanuel Guimarães Lisboa.


Considerando a importante contribuição da filosofia nos debates que aproximam o sujeito a conceitos da contemporaneidade, a Biblioteca desenvolve um ciclo de debates intitulado “Diálogos”. O tema do segundo ciclo: ‘Leituras Contemporâneas’, e abordará os seguintes textos e filmes como temática: Contos Negreiros de Marcelino Freire; Projeto de Ética Mundial de Hans Kung; Mito e realidade de Mircea Eliade; A pedra do reino de Ariano Suassuna e os filmes Tropa de Elite e Estamira, nos dias 18 de abril, 16 e 30 de maio, 20 de junho, 18 de julho, 15 de agosto, 19 de setembro, 17 de outubro e 21 de novembro de 2009, sábados, com 3h de duração cada, sempre aos sábados com um palestrante convidado e mediação e assessoria do sr. Emmanuel.

O professor Emmanuel Gonçalves Guimarães Lisboa é licenciado em Letras pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, pós-graduado em História da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e mestrando em Ciências da Religião pela mesma instituição. Atualmente é professor das Faculdades Integradas de Guarulhos, da Universidade de Guarulhos, além de escritor e dramaturgo com reconhecida experiência na cidade.

Entrada franca.
Rua João Gonçalves, 439, Centro.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura