Enem in Cena. Venha terminar sua preparação de um jeito diferente.

Imagem
O que é?  O Projeto ENEM in CENA surgiu como proposta de ensino de temas interdisciplinares presentes no Exame Nacional do Ensino Médio de uma forma mais descontraída, lúdica e que vá além dos muros da escola tradicional. A escolha do teatro como pano de fundo surgiu como uma forma de apresentar os temas escolhidos pela equipe de professores em múltiplas linguagens, além de permitir um contato inicial ou a afirmação da cultura teatral no cotidiano dos jovens estudantes.
A Interdisciplinaridade no ENEM: 
O ENEM organiza seus cadernos de provas em quatro grandes áreas:

-  Linguagens, códigos e suas tecnologias; -  Ciências Humanas e suas Tecnologias; -  Matemática e suas Tecnologias; -  Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Espaço Braille e seu Estudio de Gravação de Audio

video

O Espaço Braille “Professora Alice Ribeiro”, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, em Guarulhos, recebeu, dia 10 de dezembro de 2008, um estúdio de som para gravação de K-7 e CDs de textos e livros falados para o acervo e para a prestação de serviços a entidades da comunidade. Concretizando assim o processo de modernização e informatização, para a formação acadêmica de seus usuários.

A aquisição do equipamento foi possível graças a verbas do Programa Petrobras Cultural, e faz parte de um projeto que tem por objetivo transformar o espaço num centro de referência.

O local já recebeu um computador com softwares para facilitar a vida de pessoas cegas ou com visão reduzida. São dois programas: um, que lê e transforma em voz tudo que está na tela, permitindo o acesso à internet; e o outro, que permite a leitura, por meio de um sintetizador de voz, de qualquer texto digitado ou copiado por meio de scanner, transformando-o em linguagem Braille para impressão.

O local dispõe também de lupa eletrônica que, anexada a um televisor, amplia a imagem para permitir a leitura a pessoas com baixa visão, o equipamento aumenta o tamanho real dos conteúdos em até 16 vezes. E, ainda, de uma impressora Braille, para a produção de textos, apostilas e folhetos. O aparelho reproduz materiais, que antes eram feitos de forma artesanal e sujeito a erros, de uma maneira muito mais dinâmica. Com os equipamentos, o Espaço Braille procura ampliar suas ações, como a formação de copistas no método Braille, programa do ledor voluntário e apoio técnico e pedagógico a distância para alunos deficientes visuais dos ensinos fundamental, médio e superior.

O Espaço Braille “Professora Alice Ribeiro” fica na rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos. Mais informações pelo telefone 2087-6900.

Espaço Braille

O Espaço Braille cadastra ledores voluntários para participar de gravação de publicações e livros falados. Os voluntários vão passar por uma capacitação, com leitura de livros para treinamento de fluência e dicção, além de palestras com uma fonoaudióloga do Sesmet. A capacitação terá início na segunda quinzena de janeiro. Para se inscrever basta comparecer à Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

Fonte: www.guarulhos.sp.gov.br
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura