Agosto é mês de grandes escritores nacionais

Imagem
Fonte :https://academiapopulardeletras.wordpress.com/2015/08/24/agosto-e-mes-de-grandes-escritores-nacionais/
Agosto é um grande mês para a literatura. É um mês que marca o nascimento de vários autores importantes nacionais e estrangeiros. Destacamos aqui quatro escritores brasileiros, que merecem ser lidos, relidos e descobertos por quem ainda não os leu. 
Confira:
10/08/1912 – JORGE AMADO Nasceu na Bahia e mudou-se, em 1930, para o Rio de Janeiro. Aos 19 anos publicou seu primeiro livro, O País do Carnaval (1931). Entre suas importantes obras estão Mar Morto, Capitães de Areia, O Mundo da Paz, Tocaia Grande e Grabriela, Cravo e Canela. É um escritor da segunda geração modernista. 20/08/1889 – CORA CORALINA Nasceu na Cidade de Goiás (GO), batizada de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas. Apesar da pouca escolaridade, aos 14 anos começa a publicar contos e poemas em periódicos da cidade sob o pseudônimo Cora Coralina. Poeta e contista, autora de obras como Poemas dos Becos de Goiás e Estór…

RODA DE LEITURA - OS LIVROS DA FUVEST

Roda de Leitura

A proposta, baseada nos Reading Groups North Americans, é criar um espaço e uma instância de leitura e discussão de obras literárias. Neste primeiro ano optamos por usar as obras indicadas pela FUVEST devido a uma necessidade de compreensão maior por parte dos munícipes vestibulandos.
A Roda de Leitura compõe-se de duas reuniões por mês, dedicadas ao mesmo livro, a saber:

- Março: O auto da barca do inferno

- Abril: Iracema

- Maio: Memórias de um sargento de milícias

- Junho: Dom Casmurro

- Julho: A cidade e as serras

- Agosto: Poemas completos de Alberto Caeiro

- Setembro: A rosa do povo

- Outubro: Sagarana

- Novembro: Vidas secas

No primeiro encontro foi enfocado métodos de estudos e leitura, além do contexto histórico e biografia dos autores, bem como as características das obras. Houve um intervalo para a leitura em casa e no segundo encontro discutimos cada obra.
Nossa surpresa, desde o primeiro encontro em Março, foi a presença de universitários e pessoas interessadas em literatura, além dos previstos vestibulandos. Um dos pontos altos do projeto foi a presença do Sr. Osni, um senhor de 70 anos, que vinha de Campinas para as reuniões.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!