Projeto Poesia às 2as.feiras

Imagem
GULLAR, Ferreira. Glauber morto. IN: Toda poesia (1950-1999). 10ed., Rio de Janeiro, José Olympio, 2001. p.351

O morto não está de sobrecasaca
não está de casaca
não está de gravata.

O morto está morto

não está barbeado
não está penteado
não tem flor na lapela
um flor 
na calça
sapatos de verniz

não finge de vivo
não vai tomar posse 
na Academia.

O morto está morto
em cima da cama
no quarto vazio.

Como já não come
como já não morre
enfermeiras e médicos
não se ocupam mais dele.

Cruzaram-lhe as mãos
ataram-lhe os pés.

Só falta embrulhá-lo
e jogá-lo fora.



Telefone Público para Deficientes Auditivos na Biblioteca


Na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato existe um telefone público especialmente adaptado para portadores de deficiência auditiva.

O aparelho para deficientes auditivos fica próximo a um telefone público convencional. As informações sobre o uso estão no próprio equipamento, que possui um teclado de computador e um visor por onde a pessoa pode "conversar" com o seu interlocutor. A pessoa, no outro lado da linha, pode estar em um telefone convencional. O processo é o seguinte: o deficiente auditivo disca 142 e entra em contato com a Central de Intermediação. Feito isso, coloca-se o fone no local indicado do aparelho. A partir daí, ele poderá se comunicar com a outra pessoa, por intermédio da Central, que vai passar as informações por escrito no visor. O sistema também permite a comunicação entre dois deficientes auditivos, desde que cada um deles utilize um telefone especial.

O aparelho não representou nenhum custo para a Prefeitura, por estar previsto no decreto federal 4.769/2003, que criou o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).

Pelo decreto, desde janeiro de 2006, as empresas telefônicas deverão garantir que pelo menos 2% dos telefones de uso público estejam adaptados para os portadores de necessidades especiais. A instalação dos aparelhos também é gratuita, desde que solicitada pela administração pública.
A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos (SP). O serviço funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!