Telefone Público para Deficientes Auditivos na Biblioteca


Na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato existe um telefone público especialmente adaptado para portadores de deficiência auditiva.

O aparelho para deficientes auditivos fica próximo a um telefone público convencional. As informações sobre o uso estão no próprio equipamento, que possui um teclado de computador e um visor por onde a pessoa pode "conversar" com o seu interlocutor. A pessoa, no outro lado da linha, pode estar em um telefone convencional. O processo é o seguinte: o deficiente auditivo disca 142 e entra em contato com a Central de Intermediação. Feito isso, coloca-se o fone no local indicado do aparelho. A partir daí, ele poderá se comunicar com a outra pessoa, por intermédio da Central, que vai passar as informações por escrito no visor. O sistema também permite a comunicação entre dois deficientes auditivos, desde que cada um deles utilize um telefone especial.

O aparelho não representou nenhum custo para a Prefeitura, por estar previsto no decreto federal 4.769/2003, que criou o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC).

Pelo decreto, desde janeiro de 2006, as empresas telefônicas deverão garantir que pelo menos 2% dos telefones de uso público estejam adaptados para os portadores de necessidades especiais. A instalação dos aparelhos também é gratuita, desde que solicitada pela administração pública.
A Biblioteca Municipal Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 439, Centro, Guarulhos (SP). O serviço funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h.
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Busque você mesmo!

Programa Agentes de Leitura